DIA MUNDIAL DA SAÚDE ALERTA PARA AUMENTO DE CASOS DE CÂNCER...

Publicado em 06/04/2015 



 
O mês de abril é marcado por duas datas importantes para a área da saúde. No dia 07, é comemorado o Dia Mundial de Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população sobre qualidade de vida e fatores que podem afetar a saúde.


Já no dia 08, a conscientização é acerca do câncer. O Dia Mundial de Combate ao Câncer, criado pela Organização Mundial de Saúde, visa alertar e conscientizar os pacientes sobre a segunda doença que mais mata no mundo. Somente o câncer de pulmão atinge cerca de 13% da população mundial, representando 1,8 milhões de casos.

No Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer revelam que somente no ano passado, foram registrados 574 mil novos casos de câncer de pulmão. O pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, dr. Kreibich explica que os fumantes são os principais afetados pela doença, tendo risco de até 30 vezes maior do que os não fumantes.

“Os  sintomas  são na maioria das vezes inespecíficos, confundidos com os de outras doenças respiratórias.  A tosse persistente , sangramento pelas vias respiratórias, rouquidão e desconforto torácico são indicativos de necessidade de investigação clinica. Além disso, pneumonia de repetição também pode representar o estágio inicial da doença”, orienta. Entre os principais fatores de risco, o mesmo cita a exposição ao cigarro e histórico de câncer de pulmão na família.

Prevenção

Kreibich explica que além de evitar a exposição ao tabaco, a forma de prevenir a doença é manter hábitos saudáveis de vida (alimentar e de atividade física regular)  Além disso, deve-se evitar a exposição a alguns agentes químicos, como arsênio, cromo, radônio, urânio, gás de mostarda e cloreto de vinila. “A exposição constante à poluição e infecções pulmonares freqüentes também merecem atenção, pois podem levar ao aparecimento da doença”, indica.

O médico também reforça a importância dos fumantes deixarem o hábito, não só por conta do risco de contrair a doença, mas também pelo aumento e melhora na qualidade de vida. 

“Precisamos fazer com que a população entenda o quanto o tabaco é nocivo a saúde. O Hospital Dia do Pulmão é uma das instituições médicas catarinenses que abraçam a causa pelo fim do tabagismo, por meio de uma abordagem cognitiva comportamental para quem deseja parar de fumar, com o Programa de Apoio ao Abandono do Tabagismo (Proaat)”. Kreibich explica que o projeto, que existe desde 1998, consiste em reuniões regulares gratuitas, abertas à comunidade, no Centro de Estudos da unidade hospitalar. O objetivo é conscientizar e motivar o fumante, junto ao apoio de seus familiares, a deixar o vício.

FONTE:http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=28262

Nenhum comentário: