PESSOAS QUE FICAM COM O ROSTO VERMELHO APÓS BEBER TÊM MAIS RISCO DE DESENVOLVER HIPERTENSÂO

Não dá para esconder  21/11/2013

Associação ocorre independente do tipo de bebida. 
Pesquisa aponta que rubor facial indica alta sensibilidade ou até mesmo intolerância ao álcool.


O consumo excessivo de álcool já é um fator de risco conhecido para o desenvolvimento da hipertensão. Ao mesmo tempo, ficar com o rosto vermelho após beber indica alta sensibilidade ou até mesmo intolerância ao álcool. Um novo estudo avaliou a relação entre esses dois fatores e descobriu que pessoas que ficam vermelhas têm mais risco de ser hipertensas que aquelas que não ficam.

— O rubor facial depois de beber é sempre considerado um sintoma de alta sensibilidade ao álcool, ou até mesmo de intolerância, ao menos que o paciente esteja tomando um medicamento especial. O vermelho no rosto ocorre geralmente em pessoas que não conseguem geneticamente quebrar o acetaldeído, o primeiro metabólito do álcool — afirma o chefe do departamento de medicina familiar na Universidade de Chungnam, Jong Sung Kim.

— Ficar com o rosto vermelho difere entre sexo, idade e grupos étnicos. Em geral, é mais comum em mulheres e idosos — acrescentou o coreano Kyung Hwan Cho, presidente da Academia de Medicina de Família.

De acordo com Chon, essa associação ocorre independente do tipo de bebida, mas a quantidade ingerida faz diferença. Beber em excesso durante semanas ou meses pode aumentar a pressão arterial.

— No entanto, a relação pode variar de acordo com o gênero, a raça, a etnia ou a presença de outros fatores de risco para a doença cardiovascular. Muitos estudos têm demonstrado reduções significativas da pressão arterial em pessoas que diminuíram a ingestão de álcool — relata Cho.
Kim e seus colegas coletaram dados de 1.763 homens, sendo 288 que não consumiam álccol, 527 que ficam vermelhos ao beber e 948 que não ficavam vermelhos.

— Após fazer ajustes de idade, índice de massa corporal, prática de exercícios físicos e tabagismo, o risco de hipertensão arterial foi aumentada significativamente quando as pessoas que ficam vermelhas consumiam mais de quatro doses por semana. Em quem não fica vermelho após beber, o risco só aumentou com o consumo de oito doses por semana — afirmou Kim.

O pesquisador acrescentou que os resultados da pesquisa indicam que o rubor facil após a ingestão de álcool pode servir como um marcador de risco para a hipertensão associada a bebida.

— Médicos e pesquisadores devem considerar esse fator em seus pacientes, bem como a quantidade de álcool ingerida — afirma.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/11/pessoas-que-ficam-com-o-rosto-vermelho-apos-beber-tem-mais-risco-de-desenvolver-hipertensao-4339758.html

 

Nenhum comentário: