MPE QUER SABER SE HÁ FILA PARA REALIZAÇÃO DE EXAME

Novembro 13, 2013    Eletroneuromiografia



O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE), por meio da Promotoria da Infância e da Juventude, abriu um procedimento preparatório ontem (12), determinando às secretarias de Estado e Municipal de Saúde, que em um prazo de 10 dias, informem se há existência de filas para a realização de exames de eletroneuromiografia em crianças e adolescentes de Rondonópolis.

O promotor de Justiça tomou essa medida após receber uma reclamação narrando a negativa do referido exame pelo Estado de Mato Grosso em prejuízo de uma criança moradora em Rondonópolis.

A eletroneuromiografia é um exame diagnóstico feito em duas partes. Na primeira, mede-se a condução nervosa por meio de pequenos choques elétricos nos nervos periféricos. A segunda parte do exame consiste na introdução de agulhas bem finas no músculo para analisar a atividade muscular no repouso e no esforço muscular leve.

O exame é utilizado para a identificação de inúmeras enfermidades como algumas síndromes, distrofia muscular e paralisias. “Requisite-se das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, com prazo de 10 dias, informações sobre a existência de demanda reprimida, no município de Rondonópolis, de crianças ou adolescentes, para realização do exame de eletroneuromiografia, com relatório circunstanciado com a identificação dos usuários, período de espera, previsão para realização do procedimento, etc, bem como indicação das medidas mitigadoras da demanda”, diz parte da portaria. (Confira, na integra ao lado a portaria do promotor Ari Madeira).


Nenhum comentário: