APARELHO BRASILEIRO É CAPAZ DE CONTROLAR A INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM HOMENS

Urologia  20/11/2013

Esfíncter artificial é 70% mais barato que os importados.

 

Foi lançado neste domingo, no 34º Congresso Brasileiro de Urologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Urologia, o primeiro esfíncter urinário artificial brasileiro. Idealizado pelo urologista e professor da Universidade Federal de Pernambuco Salvador Vilar, o dispositivo trará economia ao sistema de saúde brasileiro.

Há mais de 30 anos, em todo o mundo, praticamente só é utilizado o esfíncter artificial produzido nos Estados Unidos, que custa cerca de R$ 50 mil. O protótipo brasileiro, chamado AS904, custará menos de um terço do americano e será dotado de qualidade equivalente e com tecnologia nos padrões internacionais — explica.

A grande indicação do aparelho é para homens que foram submetidos à cirurgia de câncer de próstata e apresentaram incontinência urinária após o procedimento, o que ocorre com cerca de 5% a 15%.

O implante é feito aproximadamente um ano após a cirurgia de câncer de próstata, e o controle é feito pelo próprio paciente.

O aparelho brasileiro está sendo produzido por uma indústria do Rio Grande do Sul. O projeto foi desenvolvido em parceria com professor João Luiz Amaro, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e é resultado de quase dez anos de pesquisas. Agora, aguarda os pareceres finais da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estão em fase final, para iniciar estudos multicêntricos.

O urologista informa que o dispositivo vem sendo testado em um simulador com tecido semelhante ao humano há cerca de três anos, e foi aprovado em quesitos como temperatura, durabilidade e resistência.

O esfíncter brasileiro funciona com um sistema de compressão uretral, que evita a perda de urina, mas permite que a pessoa faça xixi naturalmente ao fazer força.  


FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/11/aparelho-brasileiro-e-capaz-de-controlar-a-incontinencia-urinaria-em-homens-4339624.html


Nenhum comentário: