SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DAS BACTÉRIAS PARA A SAÚDE

Reguladoras do intestino   24/10/2013 

Os probióticos e prebióticos são conhecidos por estarem presentes em alguns iogurtes. 
Os prebióticos, probióticos e simbióticos combatem a constipação, diarreia e alergias na pele.


O corpo humano é formado por aproximadamente 100 trilhões de bactérias, que são responsáveis pelo bom funcionamento do organismo e também pelos mais diferentes distúrbios e infecções.

De acordo com Tadeu Fernandes, presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade de Pediatria de São Paulo, o intestino tem uma grande importância no sistema imune, já que é função dele eliminar as toxinas e os resíduos que o organismo não precisa mais.

Sem um intestino saudável, o indivíduo não absorve os nutrientes de forma adequada, o que prejudica o sistema imunológico, favorecendo o surgimento de gripes e infecções bacterianas.

Segundo o pediatra, os prebióticos, probióticos e simbióticos atuam no trato gastrointestinal inferior, um ambiente de alta capacidade imunológica que compreende a região do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

Eles atuam como agentes reguladores em quadros de constipação e diarreia em seus mais diferentes níveis. Estudos indicam que 70% das bactérias estão localizadas no trato gastrointestinal, por isso a importância de manter o equilíbrio entre as boas e ruins nesta região.

Quando este equilíbrio é comprometido, dá-se o nome de disbiose. Embora o estudo do problema e do tratamento preventivo com probióticos tenha mais de 100 anos, os últimos estudos têm trazido um enorme avanço nesta área do conhecimento.

— Dieta inadequada, ingestão de álcool, uso de antibióticos, entre outros fatores derivados da vida moderna, contribuem para o desenvolvimento da disbiose, que se manifesta na forma de constipação, diarreia, distensão abdominal, dores, alguns tipos de alergias e certas alterações metabólicas como diabetes e a dislipidemia — afirma o especialista.

Os probióticos e prebióticos são conhecidos por estarem presentes em alguns iogurtes, leites fermentados e na forma de suplementos. Já os simbióticos são uma novidade no mercado, por unirem em um só produto os probióticos e prebióticos, podendo ser encontrados na forma de sachês para diluição em água.

Confira as definições dos termosPrebióticos
São ingredientes alimentares que estimulam de forma seletiva o crescimento das bactérias benéficas no organismo.


Probióticos
São as bactérias benéficas, ou seja, microorganismos vivos que beneficiam o organismo e aumentam suas defesas naturais, promovendo o equilíbrio da microbiota intestinal. Essas bactérias resistem ao processo de digestão e chegam intactas ao intestino, onde atuam de maneira positiva. Bifidobacterium e Lactobacillus são as mais conhecidas.
Simbióticos
Produtos que contêm tanto probióticos quanto prebióticos em sua composição. 
 
FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/10/saiba-quais-sao-os-principais-beneficios-das-bacterias-para-a-saude-4311785.html
 

Nenhum comentário: