O PODER DOS SUCOS

19 de outubro de 2013      ALÍVIO NO COPO
 
QUEM FAZ EXERCÍCIOS INTENSOS E SE RESSENTE DE DORES MUSCULARES TEM NESSAS BEBIDAS GRANDES ALIADAS. ELAS AJUDAM A ELIMINAR AS TOXINAS DO CORPO, ALÉM DE AUXILIAREM NA HIDRATAÇÃO.
 
 
Os treinos intensos quase sempre são seguidos de dores, resultado da produção de ácido lático, causador de fadiga. Esse componente é temporário e acaba eliminado do sangue e dos músculos, por meio da urina e do suor, depois de algumas horas de repouso – estima-se que 25 minutos de descanso sejam necessários para expulsar metade das toxinas. Por isso, além dos dois litros de água indicados por dia, tipos de bebidas podem contribuir no processo.

Uma alimentação rica em proteínas e carboidratos ajuda na hora de dar uma maior reserva de energia ao corpo e diminuir a produção do ácido lático. As bebidas também tornam-se grandes aliadas. É que elass são mais fáceis de serem ingeridas e, da mesma forma, acabam expelidas mais rapidamente, favorecendo a desintoxicação. Os chamados alimentos antioxidantes – que combatem os radicais livres que danificam as células do corpo e podem provocar doenças – não são milagrosos, porém, a depender da combinação, podem ajudar na recuperação muscular (um sanduíche de frango com queijo branco, por exemplo).

A ardência chegará, mas é possível retardar a fadiga deixando o corpo hidratado e com reservas de carboidrato – diz a nutricionista Larissa Cerqueira.

A especialista montou uma seleção com bebidas facilmente preparadas em casa e com o poder de recolocar o corpo em ordem depois dos treinos. É importante, no entanto, deixá-las mesmo para o fim do exercício, já que ingerir sucos à base de frutose ao longo da atividade pode causar desconforto intestinal.


RECEITAS DE SAÚDE


Confira alguns sucos que ajudam na eliminação de toxinas

PREPARO

Bata no liquidificador qualquer uma das opções abaixo, com água ou iogurte desnatado

MAMÃO COM CENOURA
É rico em antioxidantes, vitaminas e fibras

BETERRABA

Tem a chamada betaína, que ajuda na recuperação muscular

ABACAXI COM COUVE

É antioxidante, diurético e tem propriedades anti-inflamatórias

LIMÃO COM GÉRMEN DE TRIGO

Ajuda na recuperação muscular e tem vitamina E

LARANJA COM BANANA E CASTANHA-DO-PARÁ
É rico em vitamina C e aumenta a defesa do organismo
 
 

Nenhum comentário: