ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE EXAMES DE VISÃO EM CRIANÇAS

Diagnóstico    14/10/2013 

70% das crianças com idade entre 7 e 10 anos nunca foi ao oftalmologista. 
Os maiores riscos são as doenças congênitas diagnosticadas pelo teste do olhinho ou fotos e o estrabismo que pode ser checado em casa.


A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que no Brasil 33 mil crianças são cegas e 40% das perdas de visão na infância poderiam ser evitadas ou tratadas. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, o olho se desenvolve até a idade de 6 anos. Por isso, qualquer obstáculo neste período pode causar danos irreparáveis. O problema é que um levantamento com 37 mil crianças mostra que 70% das crianças com idade entre 7 e 10 anos nunca foi ao oftalmologista. 

O médico afirma que uma das principais causas da cegueira infantil é a falta de diagnóstico de doenças sistêmicas contraídas pela mãe durante a gravidez. Outras são o estrabismo e grande diferença de grau entre os olhos conhecida como anisometropia. 

Ele ressalta que contrair na gestação rubéola, sífilis ou toxoplasmose pode desencadear no bebê doenças oculares congênitas. As principais são: catarata, glaucoma, retinoblastoma (tumor na retina). 

Vacinas e orientação às gestantes sobre a descontaminação de alimentos ainda são as melhores formas de prevenir.


Teste do olhinho e fotos


O especialista destaca que as doenças oculares congênitas podem ser diagnosticadas logo que o bebê nasce pelo teste do olhinho. O exame, embora rápido e barato, é obrigatório em poucos estados. 

Consiste em focalizar a luz de um oftalmoscópio, espécie de lanterna, em cada olho do bebê a uma distância de 30 cm. Se a luz for contínua indica que o olho é sadio. Se for descontínua sinaliza doença congênita. 

Queiroz Neto explica que a catarata em crianças é uma emergência médica porque a opacificação do cristalino em crianças impede o bom desenvolvimento do olho. Pelo mesmo motivo o glaucoma infantil também deve ser operado antes que cause danos irreparáveis ao nervo óptico. Já o retinoblastoma, pode colocar a vida do bebê em risco caso não seja tratado logo no início.

A dica do médico é tirar fotos do bebê com flash para confirmar o resultado do teste do olhinho. Caso o reflexo do flash no olho for vermelho indica ausência de doença. Se não tiver reflexo sinaliza alguma doença congênita e necessidade de consultar um oftalmologista imediatamente.


Estrabismo


O estrabismo, desalinhamento dos olhos pode ser diagnosticado a partir dos seis primeiros meses de vida. 

* Em crianças com desvio ocular, o cérebro anula a visão do olho desalinhado e só o outro olho se desenvolve. Por isso, o estrabismo é uma importante causa da ambliopia ou olho preguiçoso, maior causa de cegueira monocular em crianças — afirma Neto. 

O desvio do olho pode ser causado por miopia, hipermetropia ou musculatura ocular assimétrica. O médico diz que o tratamento pode incluir a oclusão do olho de melhor visão para forçar o desenvolvimento do outro, uso de óculos, exercícios ortópticos ou cirurgia. Algumas crianças, comenta, não permanecem com o olho torto o tempo todo. 

Para checar o estrabismo em casa a dica do médico é fazer o teste de Hirschberg. Consiste em acender uma lanterna e dirigir um facho suave de luz para os olhos da criança. Se o reflexo da luz da lanterna cair simultaneamente bem no centro da pupila dos dois olhos significa que a criança não é estrábica. Caso contrário, deve consultar um oftalmologista.


Sinais de problemas de visão


Queiroz Neto afirma que os sinais de problemas visuais variam conforme a faixa etária. Os principais são: 


Nos dois primeiros anos de vida:


*Lacrimejamento.

*Desinteresse pelo ambiente.

*Olhos desviados para o nariz ou para fora.

*"Menina dos olhos" muito grande, com reflexo luminoso, acinzentada ou opaca

* Olhos constantemente vermelhos e com secreção.

*Tremor constante dos olhos.

*Esbarra com freqüência nos objetos e móveis.

Dos três aos seis anos de vida:


*Desvio nos olhos.

*Cai com freqüência.

* Assiste à televisão de uma distância muito pequena (miopia)

* Inclina a cabeça para um dos lados (ambliopia)

*Vira um dos olhos para fora quando está distraída (estrabismo)

* Fecha um dos olhos (ambliopia)

* Faz "careta" ou franze a testa para enxergar.

* Queixa-se de dor nos olhos ou dor de cabeça.

* Coça muito os olhos

* Queixa-se de visão dupla ou embaralhada

* Olhos vermelhos quando esforça a visão.


Dos seis aos sete anos (início da fase escolar):


* Faz "careta" ou franze a testa para enxergar.

* Queixa-se de dor ou cansaço nos olhos e dor de cabeça.

*Coça muito os olhos

* Olhos vermelhos após esforço.

* Dificuldade em ver o que está escrito na lousa. (miopia)

*Chega o rosto muito próximo ao caderno ou livro. (hipermetropia)

* Apresenta baixo rendimento escolar.

* Desinteresse na sala de aula.

* É excessivamente tímida.

* Recusa-se em participar de atividades esportivas (miopia).

* Tem dificuldade em distinguir ou combinar cores (daltonismo).

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/10/entenda-a-importancia-de-exames-de-visao-em-criancas-4298312.html

 

Nenhum comentário: