CONHEÇA ALGUNS FATORES ESSENCIAIS PARA A REVERSÃO DA VASECTOMIA

Cirurgia delicada   11/10/2013

Entre 75 a 97% dos pacientes submetidos à reversão irão apresentar o retorno dos espermatozoides no sêmen nos três meses após a cirurgia. 
Procedimentos feitos há menos de 15 anos e abordagem microcirúrgica ampliam chances de gestação.


Com os avanços técnicos das últimas décadas, as chances de obtenção de uma gestação após a reversão da vasectomia são consideradas boas: entre 75 a 97% dos pacientes submetidos à reversão irão apresentar o retorno dos espermatozoides no sêmen nos três meses após a cirurgia, e 40 a 60% dos casais irão engravidar em dois anos.

O urologista Pedro Ivo Ravizzini afirma que a reversão da vasectomia é um procedimento cirúrgico delicado, com taxas de sucesso variáveis e de custo elevado. Os principais fatores que irão influenciar de forma significativa o sucesso de uma cirurgia de reversão são o tempo de vasectomia e a técnica cirúrgica empregada.

No âmbito da técnica cirúrgica empregada, destaque para a abordagem microcirúrgica com auxílio do microscópio com aumento de até 40 vezes. Atualmente, vários cirurgiões têm relacionado este tipo de técnica às altas taxas de sucesso do procedimento. Com o auxílio do microscópio, o cirurgião consegue aplicar suturas com precisão de forma a reconstruir as duas extremidades separadas durante a vasectomia, já que o canal por onde passam os espermatozoides e alvo da recanalização tem um diâmetro interno que mede cerca de 0,3 a 0,5 milímetros.

As técnicas microcirúrgicas evoluíram de tal maneira que hoje recanalizações com várias camadas de suturas podem ser realizadas, garantindo reconstruções herméticas e perfeitamente alinhadas, sem riscos de extravasamento de espermatozoides, com taxas de sucesso cada vez mais altas — afirma o especialista. 


Outro ponto destacado pelo urologista é que, antes de se pensar em reversão, é importante levar em consideração o chamado “fator feminino”, ou seja, a idade e as condições da parceira para obter uma gravidez de forma natural. 

— A reversão de vasectomia é um procedimento com altas taxas de sucesso e deve ser considerada preferencialmente nos casos inferiores a 15 anos de vasectomia e quando a parceira tem idade inferior a 35 anos e não apresenta problemas que impeçam a concepção natural —conclui. 

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/10/conheca-alguns-fatores-essenciais-para-a-reversao-de-vasectomia-4296598.html

 

Nenhum comentário: