SAIBA COMO OCORRE O PROCESSO DE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

Transplante    25/09/2013 

Procedimento pode ser similar a uma doação de sangue convencional. 
Procedimento é simples e pode salvar vidas.


O Brasil tem, hoje, o terceiro maior número de doadores de medula óssea do mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Com mais de três milhões de doadores inscritos, o país perde apenas para os Estados Unidos, que conta com quase sete milhões de cadastrados, e para a Alemanha, com 5 milhões. Porém, apesar do número positivo, a demanda de pacientes que precisam de medulas compatíveis é crescente, assim como as dúvidas sobre a doação.

A hematologista do Hospital São Camilo Pompeia, Maria Cristina Almeida Macedo, explica que, para ser doador, é preciso se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A especialista explica os procedimentos para o transplante.

Confira:


Como se tornar um doador? 



Procure o hemocentro da sua cidade, onde será realizado o cadastro com seus dados pessoais e a coleta de uma amostra de sangue retirado do braço. A amostra passará por um processo de tipificação, que levantará as características genéticas de compatibilidade. A partir daí, o doador recebe um número (semelhante a um código de barras) que o identificará no banco de medula. 


Quem pode ser doador?



O doador deve ter entre 18 e 55 anos e não ter histórico de doenças infectocontagiosas ou de câncer. As mulheres não podem doar durante a gravidez. Os critérios são semelhantes aos de uma doação de sangue.


Fui chamado. E agora?



O Redome realiza a análise de dados e identifica possíveis doadores compatíveis. A pessoa cadastrada é convocada e tem a liberdade de decidir se, de fato, fará a doação voluntária. Aqueles que optarem por continuar no processo devem comparecer ao hemocentro de referência para realizar a complementação e confirmação do exame de histocompatibilidade humana (HLA), que comprova a compatibilidade. Além disso, é realizado um check-up para verificar o estado de saúde do doador.


Como ocorre o transplante?



Após a confirmação dos exames de compatibilidade e do estado de saúde do voluntário, a doação é realizada em um centro para transplantes de medula óssea. Hoje, de acordo o INCA, o Brasil conta com 26 centros completos que realizam todos os tipos de transplante, incluindo doadores não aparentados, isto é, que não fazem parte da família.


A pessoa decide por duas maneiras de realizar a doação:


1) por meio do sangue periférico (que é similar a uma doação de sangue convencional): nesse caso, o doador toma um medicamento por cinco dias para estimular a liberação das células tronco hematopoiéticas (células que produzem o sangue) para que possam ser coletadas


2) pela retirada da medula por meio de punções na bacia: esse procedimento costuma utilizar anestesia peridural (a mesma utilizada em partos) ou anestesia geral, de acordo com a escolha do doador.


Em quanto tempo acontece a recuperação?



O doador pode retomar suas atividades normalmente 24 horas após o transplante. Apenas em casos em que a pessoa realize trabalho com esforço físico intenso, o tempo de repouso deve ser um pouco maior. As células doadas se regeneram em pouco menos de 15 dias, por isso o doador pode permanecer cadastrado no banco de medulas para outros transplantes, caso haja novamente a compatibilidade.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/09/saiba-como-ocorre-o-processo-de-doacao-de-medula-ossea-4280627.html

 

Nenhum comentário: