PRATICAR ESPORTES REQUER CUIDADOS COM O JOELHO

Precaução   21/09/2013  

Problemas no joelho são frequentes.
Torções são as lesões mais frequentes.


Os problemas de joelho são muito frequentes na prática esportiva e algumas lesões podem fazer com que o atleta, mesmo que amador, se afaste por muitos meses da sua atividade. 

O ortopedista do Hospital Samaritano de São Paulo, Rogério Teixeira, explica que, basicamente, o joelho pode sofrer dois tipos de problemas no esporte: contusões — traumas diretos, em decorrência de pancadas, mais comuns nos esportes de contato; e torções — ocorrem de forma indireta, na maioria das vezes, quando o pé está fixo no chão e a perna roda, torcendo o joelho.

As contusões podem ocasionar problemas nos tendões (agudos) ou nos ossos do fêmur e da tíbia, sendo os mais comuns os edemas ósseos, que são inflamações da medular óssea (a parte mais interna do osso). 

Apesar das contusões também serem responsáveis por outras lesões, geralmente são mais fáceis e rápidas de tratar. Um bom analgésico somado a fisioterapia resolve o quadro de dor — afirma o especialista.

Já as torções podem causar lesões mais graves: lesão de menisco, lesão do ligamento cruzado anterior e lesão da cartilagem articular. Pode ainda ocorrer outras lesões, mais raras, como as lesões do ligamento cruzado posterior e as rupturas de tendão. 

O especialista destaca que, com os avanços da medicina esportiva, os resultados dos tratamentos passam de 90% de chance de sucesso. 

O importante é fazer o diagnóstico correto do problema o mais cedo possível, e tratar assim que possível. O ideal é de uma a dois dias depois do problema ocorrer.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/09/praticar-esportes-requer-cuidados-com-o-joelho-4276201.html


Nenhum comentário: