ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE EXTRAIR O DENTE SISO

Dentes do juízo   02/09/2013

Em três ou quatro dias, é possível recuperar-se dos inchaços e da secreção de sangue proveniente da cirurgia de remoção dos dentes do siso. 
Cuidados no período pós-operatório garantem uma recuperação segura.


O surgimento do dente do siso pode originar uma série de desconfortos ocasionados pela desalinhamento com os outros dentes ou pela falta de espaço na boca. As complicações vão desde inchaço e infecção na gengiva até o surgimento de cáries pela dificuldade de higienização da boca. A extração do dente é recomendada aos pacientes logo no início das complicações como uma forma de driblá-las. 

Em alguns casos, o dente pode apenas apontar, não causando dor, e deixar a gengiva exposta. Por ser uma região de difícil acesso para a escova, muitas vezes a higiene não é feita de maneira apropriada, deixando espaço que pode propiciar acúmulo de resíduos alimentares, podendo infeccionar a região. Por isso, é essencial ter um acompanhamento da saúde bucal de maneira constante — explica o dentista Henrique Taniguchi, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela USP. 

Esses dentes, popularmente conhecidos como "dentes do juízo", geralmente surgem quando o paciente tem de 17 a 21 anos. Testes simples, como sentir o fundo da boca e ao longo da linha da gengiva, a fim de se determinar se um dente do siso está aparecendo com sucesso, e raios-x podem ajudar a determinar se há movimento e se o seu alinhamento permitirá que cresça de forma segura. 

Caso a decisão seja pela extração, o paciente deve buscar um dentista especialista em cirurgia para realizar o procedimento de exodontia dos quatro sisos inclusos. 


Cuidados após a cirurgia


Cuidados no período pós-operatório garantem uma recuperação segura e, ao contrário do que muitos dizem, não é necessário ficar uma semana sem fazer nada.

Em três ou quatro dias, é possível recuperar-se dos inchaços e da secreção de sangue proveniente da cirurgia. No entanto, é necessário tomar os cuidados indicados pelo dentista para uma recuperação rápida — enfatiza Taniguchi.

O repouso não é a única recomendação. Os principais cuidados são relativos à alimentação, tais como evitar alimentos muito quentes, sólidos e de difícil mastigação. Ou seja, alimentos em temperatura ambiente e gelados, líquidos e pastosos são bem-vindos. Inclusive, a ingestão de sorvete é parte importante no reestabelecimento porque cria uma sensação de anestesia no local da cirurgia.

Não falar muito, dormir com o travesseiro inclinado, manter-se a maior parte do tempo em postura ereta ou com inclinação de 45 graus, também ajudam a conter problemas de sangramento e, consequentemente, aceleram o processo de recuperação — afirma o especialista. 

Para Taniguchi, a atividade física também deve ser evitada, pois faz com que haja maior circulação de fluxo sanguíneo pelo corpo.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/09/entenda-a-importancia-de-extrair-o-dente-do-siso-4255167.html

 

Nenhum comentário: