CONFIRA DICAS PARA COMO AGIR APÓS LESÕES SOFRIDAS COM OS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Tratamento   20/09/2013

Fisioterapeuta explica quando utilizar gelo ou compressa quente para diminuir as dores.

 

 

Os exercícios físicos estão entre as atividades mais recomendadas quando o assunto é o cuidado com a saúde. Entretanto, o que muitos atletas amadores desconhecem é que, em alguns casos, o treinamento sem a orientação de um especialista pode causar vários tipos de lesões. Por isso, é preciso saber como amenizar as dores e os danos musculares.

Para o fisioterapeuta e professor da Faculdade Inspirar, de Curitiba (PR), Álvaro Wolff, é necessário ter cautela na hora de praticar atividades físicas.

No futebol, por exemplo, temos as torções de joelho e tornozelo, que podem produzir desde dor de pouca intensidade e inchaço local à lesões mais graves, como a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho, que necessita cirurgia — exemplifica.

O fisioterapeuta afirma que, em casos de lesão durante atividades físicas, é importante a realização de uma avaliação e um diagnóstico fisioterapêutico. Nos traumas com menor gravidade, ele recomenda que, nas primeiras 72 horas, seja feito o resfriamento da região, que reduz a resposta inflamatória produzida pela lesão após o choque.

Agir rapidamente nessas situações ajuda a diminuir as possibilidades de inchaços e, consequentemente, dores. Recomendamos repousar a parte lesionada, colocar gelo, proporcionar uma leve compressão sobre a região e, por fim, elevá-la para facilitar a circulação.

De acordo com Wolff, na fase inicial do tratamento, que pode ser realizado em casa, o tempo de permanência da compressa de gelo varia de acordo com região lesionada. Normalmente, ele é feito de 10 a 20 minutos a cada hora, porém existem outros fatores, como o tamanho da articulação e o tecido adiposo presente, que podem aumentar ou diminuir esse período.

Quando usar compressa de água quente?

 
Segundo o especialista, o uso de compressa quente deve ocorrer em situações consideradas crônicas, onde há a formação de edemas após as lesões. Ele afirma que aquecer as regiões lesionadas é uma opção válida para diminuir hematomas gerados pelos traumas, além de melhorar a circulação do sangue. 

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/09/confira-dicas-para-como-agir-apos-lesoes-sofridas-com-os-exercicios-fisicos-4274683.html

Nenhum comentário: