PESSOAS OBESAS TÊM MAIOR PROPENSÃO A DESENVOLVER HÉRNIA DE DISCO

Controle do peso  20/08/2013

Segundo o IBGE, 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres são obesos no Brasil. 
Pacientes com sobrepeso aumentam as chances de complicações cirúrgicas, tempo operatório, perda de sangue e período de internação hospitalar.


Se na década de 70 a maior preocupação era com a desnutrição, hoje é a obesidade que chama atenção e coloca a saúde dos brasileiros em risco.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 50,1% dos homens brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso e, entre as mulheres, o número é de 48%. São considerados obesos 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres.

A obesidade passa longe de ser um problema somente estético — a doença está associada a diabetes tipo 2, doenças cardíacas, pressão alta e infarto. Além disso, o sobrepeso pode atingir a coluna vertebral: 25% das pessoas obesas apresentam mais de chances de sofrer dores na coluna.

Segundo o membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) Mauricio Mandel, para ter a coluna afetada não é necessário entrar na categoria de obeso: cada 10 quilos a mais do que o recomendado aumenta o risco de dor nas costas.

As pessoas obesas são as que mais enfrentam problemas na coluna, pois sobrecarregam o peso sobre a coluna vertebral, o que pressiona os discos, podendo causar uma hérnia. Mas o que muita gente não sabe é que não são apenas eles que correm esse risco. Aqueles que brigam com a balança também estão expostos a alterações na coluna — alerta.


Muito mais que uma dor nas costas

De acordo com um estudo feito pela Escola Nacional de Saúde Pública, ligada à Fiocruz, as dores nas costas afetam 36% da população brasileira. Quando esse desconforto é constante, acompanhado de formigamento, queimação e uma dor aguda que atinge o quadril, perna e nádegas, pode indicar um quadro mais periogoso: a hérnia de disco.

O problema é provocado por uma lesão dos discos que compõem a coluna vertebral. 80% a 90% das hérnias de disco podem ser tratadas sem cirurgia, ou seja, apenas com fisioterapia, exercícios físicos e remédios prescritos por um médico.

Segundo Mandel, o procedimento cirúrgico é aconselhado somente quando há perda motora ou de reflexo. Porém, quando a pessoa é obesa, é normalmente a indicação. Além disso, o sobrepeso aumenta as chances de complicações cirúrgicas, o tempo operatório, a perda de sangue e o período de internação hospitalar.

Estudos apontam que as chances das cirurgias feitas para aliviar a dor lombar e problemas de hérnia de disco não serem bem sucedidas são maiores em pacientes cujo IMC é superior a 40 — ressalta o especialista.

Outras doenças que estão associadas à obesidade também podem interferir na recuperação do paciente.


Saúde em primeiro lugar 


Segundo o especialista, perder peso é o primeiro passo para evitar e tratar doenças da coluna em obesos.
O paciente deve, assim, se preparar antes de se submeter ao tratamento cirúrgico. É importante que ele comece adotando hábitos saudáveis, como fazer atividades físicas, que são grandes aliadas da hérnia de disco.

— O exercício compensa a fraqueza muscular típica desses pacientes — esclarece Mandel.

 

Nenhum comentário: