NEUROPATIA PERIFÉRICA PODE INICIAR COM UM SIMPLES FORMIGAMENTO NOS PÉS

Silenciosa e gradual   13/08/2013

O sintoma mais típico é o aparecimento de alteração sensitiva, que inicia nos pés e sobe, como um formigamento ou perda de sensibilidade. 
Diagnóstico deve ser precoce e abrangente, a fim de evitar sequelas neurológicas.


Nosso sistema nervoso é composto basicamente pelo cérebro, a medula espinhal e uma extensa rede de nervos periféricos. Esses nervos trazem toda a sensibilidade para o cérebro e levam todas as ordens motoras dele para os músculos. Quando a função do nervo está alterada, surgem formigamentos, dores em choque, perda de sensibilidade e, em alguns casos, fraqueza muscular.

Reconhecendo o problema no início, entretanto, podemos estabelecer a causa da disfunção e evitar um dano irreversível. Segundo o neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia, os nervos são estruturas bastante sensíveis e podem ser comprometidos por traumas, medicamentos, uso de álcool, doenças sistêmicas como a diabetes, o hipotireoidismo, problemas genéticos e infecciosos.

Um diagnóstico preciso exige uma investigação abrangente e precoce, a fim de evitar uma sequela neurológica. O problema pode ocorrer em qualquer idade, mas as causas mais comuns ocorrem acima dos 40 anos.

Os sintomas são variáveis, de acordo com a causa e a intensidade.

O mais típico é o aparecimento bilateral e simétrico de alteração sensitiva, que inicia nos pés e sobe, como um formigamento ou perda de sensibilidade. No entanto, existem formas com atrofia, fraqueza e assimetria — explica o especialista.

O quadro pode ser agudo, evoluindo em alguns dias, ou mais crônico, podendo piorar em meses ou anos.

Muita gente deixa passar os sintomas iniciais e só procura ajuda quando apresenta dificuldades para andar, feridas no pé — que não tem mais sensibilidade — ou quando os membros superiores são acometidos. Nestes casos, a recuperação pode não ser mais a mesma.

Segundo Teles, a neuropatia periférica — que é como chamamos o conjunto de doenças do nervos periféricos —, é geralmente a ponta de um Iceberg. Ou seja, sinaliza uma doença oculta, como a carência de vitamina B12, um problema de tireoide, a presença de um medicamento tóxico, uma diabetes mais avançada ou um tumor.

É recomendado procurar o neurologista na fase ainda de formigamentos, para tentar barrar o processo e auxiliar o corpo como um todo.

Para investigar a causa, são geralmente necessários exames de sangue e, eventualmente, um exame chamado eletroneuromiografia, que estuda a condução elétrica do nervo e visa identificar o tipo, a distribuição e a intensidade da lesão.


O tratamento é dividido em 4 medidas principais
1- Tratar a causa, que 30% das vezes pode permanecer obscura

2- Utilizar medicamentos para reduzir os sintomas (formigamento, por exemplo)

3-
Reabilitação física especializada

4- Cuidados com o membro afetado  

3 comentários:

tania disse...

s tania 26.ano.dor.cronica.diarreia k sangue.1.o.coma.enxak.agora perda movimento pernas bracos cansaco depressao ossos.face.coluna.s.d.pe.keima.fis exame.o.resultad.polineuropatia.axonal.sensitiva.m kedas dormencia.eu sou a dor 26 ano.s.ajuda.imploro ajuda.m.d.a.mao.e.muito.sofrimt.me ajuden t sozinha engatinho p as v n d andar.socorron,sei,ms,p,ond.ir,c,vocestania.floripa

tania disse...

tania 26 ano grito diarreia depresao pesda sangue 1.o.coma.perdi.movimentos,formiga c tod choke d nada milmmedicos faca este pedido chegar.neuro.santa.casa.misiricordia,o,assunto,f.falado.progr.hoje.em.dia.perdi.f.f.exam.nao.ter.cura.mas.t.alivio.e.v.movimento.n.ter.recursoajude.m.sair.inferno.dor.diarreias,fome.sem.dormir.caindo.machucando.esten mao e o pedido tania flotipa

tania disse...

medicos neuro k entendam dor cronica neuropatica so levou 26 ano p resultad.sen.recurso.imploro.ajuda.p.k.eu.veja.a.vida.nao.aguento.tanta.dor.gritar.vomitar.diarreia.pricipio.trombese.perd.sangue.f,ha.1,o.coma.por deus me sjudem pco por n senhora venhan ajudar mprogr hoje en dis record p manha f.falado.asunto.e.alivio.p.dor.e.andar.mas.f.fazer.exa.perdi.chegar ate celso.zucateli.polineurotatia perda movimento m.aju.chegar.nele.floripa.tania.v.a.vida espero abracao