BEBER CHOCOLATE QUENTE AJUDA A MANTER O CÉREBRO ATIVO

Boa notícia    08/08/2013 

Pesquisadores descobriram que compostos contidos na bebida podem ajudar a aguçar as habilidades cognitivas de idosos.


Uma nova pesquisa feita nos Estados Unidos dá aos idosos chocólatras um novo motivo para apreciar a guloseima. Cientistas descobriram que beber duas xícaras de chocolate quente por dia pode ajudar a aguçar as habilidades cognitivas de algumas pessoas mais velhas e manter o cérebro saudável.

Para seu estudo, publicado na edição online do Neurology desta semana, pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard, em Boston, recrutaram 60 pessoas com uma idade média de 73 anos, e que não sofriam de demência.


Depois de colocá-las em uma dieta que incluía duas xícaras de chocolate quente por dia, durante um mês, os cientistas mediram a quantidade de fluxo de sangue para o cérebro dos participantes, que se comprometeram a realizar testes cognitivos e de memória. Enquanto não houve diferença do fluxo entre os participantes que tinham fluência regular de sangue, os pesquisadores observaram uma melhoria de 8% em 18 idosos que iniciaram o experimento já apresentando fluidez sanguínea prejudicada.

Isso é benéfico para os idosos porque um fluxo saudável desempenha um papel importante em doenças ligadas à cognição. Segundo a autora da pesquisa Farzaneh Sorond, à medida que diferentes áreas do cérebro precisam de mais energia para completar suas tarefas, elas também precisam de maior fluidez de sangue.

Esta relação, chamada de acoplamento neurovascular, pode desempenhar um papel importante em doenças como o Alzheimer — complementa.

Além de melhorar o fluxo de sangue para as áreas de trabalho do cérebro, os participantes também diminuiram seus tempos em um teste de memória, caindo de 167 segundos para 116 segundos no final do experimento.

Os resultados sugerem que os responsáveis pela melhora são os compostos diferentes contidos na bebida. Embora tenham feito testes com chocolate quente enriquecido com flavonóides antioxidantes, os cientistas não encontraram nenhuma diferença clara. Ou seja, ainda são duvidosos os motivos pelos quais o chocolate ajuda a aguçar as habilidades cognitivas dos idosos.


Outros estudos 

Se você estiver afim de comer uma barra ou um pedacinho de chocolate, lembre-se que ele não é de todo ruim. Um estudo dinamarquês sugere, entretanto, que você opte pelo tipo escuro, já que ele é mais concentrado em cacau do que a maioria. Além disso, faz com que a vontade de comer doces e alimentos salgados e gordurosos diminua.  


Nenhum comentário: