TESTE CARDIOPULMONAR GARANTE SEGURANÇA DE ATLETAS AMADORES E PROFISSIONAIS

Saudável e seguro    04/07/2013

O teste permite avaliar as condições cardiológicas e ventilatórias do paciente ao mesmo tempo.
Exame preventivo é fundamental para quem quer iniciar as atividades físicas.



A prática de exercícios é fundamental para quem quer manter uma vida saudável. Entrentato, alguns cuidados são necessários para quem quer deixar o sedentarismo e mesmo para aquelas pessoas que já se exercitam regularmente. 

A avaliação cardiológica é uma das mais importantes para evitar um esforço maior que seu organismo pode suportar e garantir a segurança e saúde de quem está se exercitanto. De acordo com o preparador físico Marcio Soares, é fundamental que os atletas, amadores ou profissionais, sejam alertados e orientados sobre os benefícios que um exame de eletrocardiograma de esforço pode trazer. 

— A ajuda e a avaliação de um profissional garantem a segurança e o ganho na prática das atividades físicas para a saúde. O ideal é que esses exames sejam feitos anualmente — afirma Soares. 

Entre os exames importantes para conhecer o condicionamento físico dos atletas está o teste cardiopulmonar, mais completo que a ergonometria tradicional. De acordo com a cardiologista Gicela Rocha, ele é capaz de avaliar as condições cardiológicas e ventilatórias do paciente, permitindo uma análise mais adequada da intensidade e qualidade do exercício que será praticado. 

— Na ergometria tradicional não temos a avaliação da parte ventilatória, então, a prescrição do exercício é feita por meio de estimativa do desempenho de cada pessoa. Com o teste cardiopulmorar conseguimos personalizar a prescrição dos exercícios e garantir que esta prática traga segurança e saúde ao atleta — avalia a médica.

Soares também reforça que o exame proporciona uma resposta fisiológica em repouso e durante o trabalho, tanto no submáximo como o máximo do esforço.

— O teste cardiopulmonar proporciona uma base para a programação de exercício físico e determina ou não a existência de doença cardíaca, acompanhado do diagnóstico médico — afirma o preparador. 


Nenhum comentário: