PORTO ALEGRE JÁ REGISTRA TRÊS MORTES POR GRIPE "A"

Saúde    21/06/2013

29 casos da doença foram confirmados na Capital.

Conforme boletim divulgado pela coordenadoria-geral de Vigilância em Saúde (CGVS) nesta sexta-feira, três mortes por Gripe A já foram registradas em Porto Alegre — uma causada pelo vírus H3N2 e duas pelo vírus H1N1.

No total, há 29 casos registrados da gripe na Capital, sendo 11 pelo vírus de Influenza A (H1N1) e 18 de Influenza A Sazonal (H3N2). 



Até a 24ª Semana Epidemiológica, que encerrou em 15 de junho, foram investigados 397 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que destes 265 são moradores de Porto Alegre, dos quais dez continuam em investigação. 

A orientação dos órgãos de saúde é que a população esteja atenta para os cuidados de prevenção. As recomendações básicas são higienizar as mãos com frequência, manter os ambientes arejados e limpos e utilizar lenço descartável ao espirrar ou tossir. 

Havendo sintomas de síndrome gripal, o paciente deve procurar uma unidade de saúde para avaliação médica e, se for o caso, iniciar o tratamento o mais rápido possível. 

A vigilância alerta especialmente as pessoas que apresentarem febre repentina, acompanhada de tosse ou dor de garganta, e com dor muscular (mialgia), nas articulações (artralgia) ou dor de cabeça (cefaleia).

Nenhum comentário: