CONHEÇA AS DUAS FACES DO CAFÉ QUANDO O ASSUNTO É SAÚDE

Preferência universal     22/06/2013

Bebida mais popular do mundo ao lado da cerveja, ele é estimulante, afasta a fadiga e ajuda a concentração. Mas também pode agravar dores de cabeça, insônia e problemas gástricos.


Alguns reservam um tempo especial para degustá-lo com exclusividade e apreciam seu sabor original, sem açúcar nem adoçante. Outros preferem misturá-lo ao leite, no clássico ritual matinal, acompanhado de torradas e de notícias fresquinhas. Há ainda os que não dispensam uma xícara digestiva depois de qualquer refeição e os que o usam como desculpa para se aproximar de alguém ou reunir amigos para uma conversa prazerosa.

Considerado por muitos um companheiro silencioso, que ajuda a despertar quando o sono bate e alivia o tédio na hora daquela reunião importante, o café tem dupla faceta quando o enfoque é saúde.

Apesar das diversas pesquisas revelarem os impactos negativos do seu consumo em excesso, a bebida tem uma aura soberana e se sobrepõe como paixão universal.


Gaúchos são os maiores consumidores no país


A presença do café é solicitada nos mercados de todos os continentes. Ao lado da cerveja, é a bebida mais popular do mundo, consumida já há mais de 100 mil anos. Depois do petróleo, é o produto mais negociado no planeta, sendo que o Brasil é o maior produtor do mundo e o Rio Grande do Sul, o maior consumidor dentro do país.

Graças a fatores como maior poder aquisitivo e o clima frio, os gaúchos bebem nove quilos de café per capita por ano, enquantom, no país, o consumo chegou a 6,23kg por pessoa (de café verde, não torrado) em 2012, um recorde histórico. Bem menos do que os escandinavos, os campeões mundiais do consumo per capita, com 13kg.

Não é apenas o café que contém cafeína. Confira as quantidades contidas em alguns alimentos:


Contradições
Em muitas situações, a ciência apresenta conclusões contraditórias sobre a cafeína e seus efeitos maléficos. Embora alguns casos de câncer, doenças cardiovasculares e osteoporose precoce estejam associadas ao alto consumo de cafeína, não há suficiente comprovação científica, explica a médica gastroenterologista Themis Reverbel da Silveira.

O que se pode afirmar com maior precisão, segundo ela, é o mal que essa substância em excesso faz para quem tem problemas gástricos. Por isso, doses superiores a duas xícaras de café ou quatro de chá diárias são contraindicadas para quem tem queixas digestivas, explica Themis.


Estimulante e viciante
Pelo misto de adoração e dependência que causa, o café é frequentemente considerado uma droga. A comparação não é descabida. Afinal, muitos efeitos da cafeína sobre o organismo são parecidos aos provocados pelas anfetaminas, pela cocaína e pela heroína, só que mais leves.

— Embora apresente mecanismos semelhantes, os efeitos são bem diferentes e atenuados — explica a nutricionista Ana Paula Machado Lins.

 

Veja também

Café antes de exercício físico acelera queima de calorias
Um dos sintomas mais conhecidos da cafeína é a sua ação como estimulante do sistema nervoso central. Da corrente sanguínea, ela atinge o córtex cerebral e exerce seus efeitos suprimindo os neurotransmissores, explica a nutricionista.

O vício que costuma causar nos bebedores está relacionado ao aumento da concentração de dopamina no sangue (neurotransmissor relacionado ao prazer). Além do prazer, sensações como redução da fadiga, melhora na concentração e no desempenho das atividades motoras são comuns tanto no café quanto com em chás, chocolate, refrigentes de cola, guaraná em pó e energéticos, todos alimentos que também contêm cafeína.

Excesso pode causar insônia e irritação
Mas, assim como o ovo, o leite, o vinho e o chocolate, o café é uma das substâncias que figura entre o céu e o inferno dos alimentos. Ora está na lista dos mocinhos da saúde, ora na dos bandidos, porque, se consumido em excesso, pode causar efeitos danosos, como dor de cabeça, irritabilidade e insônia.

Estudiosos como a nutricionista Débora Vargas dizem que tomar cerca de 200mg por dia não causa efeitos adversos sobre os sistemas cardiovascular e reprodutivo nem aumenta o risco de câncer ou osteoporose. Mesmo assim, o café deve ser evitado por crianças, idosos e mulheres na fase pré-menstrual

— O excesso impede a fixação de cálcio, por isso, ele não é recomendado para crianças em fase de crescimento, nem para idosos, pelo risco de osteoporose — diz Débora.

Detalhe ZH

Há muito ouve-se falar que o melhor da produção cafeeira do Brasil vai para fora do país. Com o crescimento da economia brasileira, esse cenário mudou, e o mercado nacional tornou-se mais exigente.
De acordo com o cafeicultor Jarbas de Andrade, que vive e planta café na região de Alto Paranaíba, no Cerrado mineiro, a demanda interna está maior que a dos países desenvolvidos, o que tem feito os mercados segurarem parte da produção para consumo interno.
4,98kg de café torrado foi o consumo per capita em 2012 no Brasil
Foi
um recorde histórico: nunca se consumiu tanto o produto no país


Curiosidades pelo mundo

O café não é consumido da mesma forma em todos os países. Confira.

França
Muitas vezes, é tomado com chicória.

Áustria
Pode-se beber o produto acompanhado de figos secos
.

África e Oriente Médio
É comum acentuar o sabor do café com especiarias como canela, cardamomo, alho ou gengibre.


Bélgica
Costuma ser servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara, que se derrete quando em contato com o café.

Itália
A preferência é pelo café expresso, servido em xícaras pequenas.

Grécia
É acompanhado por um copo de água gelada.

Cuba
É consumido forte e adoçado, e em um só gole.

Índia
No sul do país, é misturado com açúcar e leite e servido com doces.

Alemanha
E algumas regiões, é servido com leite condensado ou chantilly.

Suíça
Adiciona-se ao café um licor, o "kirsch" .

México
Em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos, aguado e com pouco sabor

Fonte: Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic)

Nenhum comentário: