CIGARRO PODE SER O CULPADO POR DOR NAS COSTAS

Vilão   18/04/2013


A grande culpada é a nicotina.
Estudo confirma a ligação entre tabagismo e aumento na dor lombar.


Entre os tantos problemas de saúde causados pelo cigarro, acrescente mais um: fumar dá dor nas costas. Já há algum tempo, pesquisas científicas vêm mostrando uma ligação estreita entre tabagismo e aumento da dor lombar, doenças do disco intervertebral e complicações pós-operatórias após cirurgias de coluna. Um novo estudo, publicado no The Journal of Bone & Joint Surgery, confirma essa ligação.

Após analisar mais de 5,3 mil pacientes com histórico de dores nas costas e nas pernas que haviam passado por tratamento (cirúrgico ou não), os cientistas observaram quem nunca fumou e ex-fumantes relataram significativamente menos dor do que os fumantes. Inclusive aqueles que pararam de fumar durante o estudo mostraram melhora expressiva na dor nas costas, enquanto o grupo que continuou fumando não obteve melhora clínica.

A grande culpada é a nicotina, que, além de causar dependência, tem efeito vasoconstritor na microcirculação sanguínea. Ou seja, reduz o diâmetro dos pequenos vasos, dificultando o aporte do oxigênio e nutrientes que as células recebem pelo sangue, o que interfere na consolidação de fraturas.


A vilã nicotina

Os efeitos da vasoconstrição causada pela nicotina e por outras substâncias contidas no tabaco:


Compromete o processo de cicatrização após as cirurgias

Prejudica a produção de colágeno, o que interfere na consolidação de fraturas

Reduz a oxigenação do fluxo sanguíneo

Retarda a recuperação pós-operatória

Compromete o sistema respiratório, deixando o paciente suscetível a infecções, problemas de cicatrização, trombose e embolias

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/04/cigarro-pode-ser-o-culpado-por-dor-nas-costas-4110404.html

 

Nenhum comentário: