O QUE É "BICO DE 0PAPAGAIO" , QUAIS SUAS CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

Postura   01/03/2013
Doença costuma ter maior incidência na região lombar, embora possa atingir outras áreas da coluna.
Diversos fatores podem levar ao desgaste articular e provocar a calcificação das vértebras.


Popularmente conhecida como bico de papagaio, a doença denominada osteofitose é uma das formas de manifestação da artrose, que atinge a coluna vertebral. Com o passar dos anos, as articulações do corpo sofrem um desgaste natural que propicia o aparecimento do problema. O médico neurocirurgião Mauricio Mandel explica que o bico de papagaio é diagnosticado quando ocorre uma calcificação nas cartilagens que envolvem as vértebras e os ligamentos.

Isso acontece porque o organismo tenta estabilizar o desgaste apresentado na estrutura. E esse processo provoca dor devido à própria rigidez na região afetada, pois as vertebras vão pressionando os nervos e os músculos — detalha o especialista.

Não é apenas a idade que pode ser um fator desencadeante da doença. Segundo Mandel, o problema pode ser hereditário e provocado também por postura inadequada, obesidade, falta de atividade física, além de fraturas e doenças reumáticas.

Todos esses fatores podem levar ao desgaste articular e provocar a calcificação das vértebras. Vale destacar que a doença costuma ter maior incidência na região lombar, embora possa atingir outras áreas da coluna — diz o médico.

É fundamental buscar alternativas eficazes para prevenir o problema, pois a doença não tem cura. A osteofitose é progressiva, mas possui controle e, geralmente, a maioria dos casos apresenta sinais leves. Para evitar o problema, é importante corrigir a postura, evitar o sobrepeso e, principalmente, a obesidade e praticar atividade física regulamente de baixo impacto, como exercícios na água.

Esse tipo de atividade física não força as articulações. Além de natação e hidroginástica, fazer bicicleta e musculação também pode ser muito positivo — afirma Mandel.

Se nada disso foi feito e o problema é detectado, o médico deve encaminhar o paciente para sessões de fisioterapia para ajudar na correção postural. Essas duas medidas podem contribuir para estabilizar a coluna vertebral. Em casos mais avançados, cirurgias e próteses podem ser indicadas para compensar o desgaste já acentuado e a calcificação. Portanto, é importante atentar-se com a saúde da coluna vertebral. Posturas inadequadas e movimentos feitos de forma incorreta podem causar dores e, progressivamente, levar a problemas mais sérios, como a osteofitose.

Aos poucos, tudo isso vai contribuindo para um desgaste nas articulações que pode, inclusive, provocar degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco), além do bico de papagaio — reforça Mandel. 

Nenhum comentário: