ESTUDO INDICA QUE CIRURGIA NEN SENPRE É MELHOR QUE FISIOTERAPIA PARA TRATAR O JOELHO

Rompimento do menisco ou artrite  20/03/2013
Estudo clínico foi realizado com 351 participantes com mais de 45 anos com ruptura do menisco ou osteoartrite de joelho.
Pesquisa demonstrou que não existe um tratamento único e melhor.


Para tratar de um rompimento do menisco ou artrite no joelho, a cirurgia não necessariamente é a melhor solução. A fisioterapia também pode dar bons resultados, segundo um estudo clínico publicado nesta terça-feira nos Estados Unidos.

Nossas pesquisas demonstram que não existe um tratamento único e melhor, já que tanto as pessoas tratadas com fisioterapia como com cirurgia no joelho (artroscopia) apresentaram uma notável melhora — disse Jeffrey Katz, professor de Cirurgia Ortopédica da Escola de Medicina da Universidade de Harvard.

Katz é o principal autor do estudo publicado na revista New England Journal of Medicine e apresentado na conferência anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, reunida em Chicago.

As pessoas que desejam evitar a artroscopia agora podem ter certeza de que a fisioterapia é uma boa opção — acrescentou, apesar de advertir que "nem todos podem alcançar uma melhoria significativa da condição do joelho sem cirurgia".

O estudo clínico foi realizado com 351 participantes com mais de 45 anos com ruptura do menisco ou osteoartrite de joelho. A metade foi selecionada ao acaso para se submeter à cirurgia e a outra metade recebeu semanas de fisioterapia. Depois de um período de seis a 12 meses, os pesquisadores avaliaram o joelho dos pacientes.

Mais de 450 mil artroscopias são realizadas todos os anos nos Estados Unidos, especialmente para o tratamento de lesões do menisco. O custo desta intervenção é de cerca de 4.500 dólares em média em comparação com um máximo de 2.000 dólares por sessões de fisioterapia.


FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/03/estudo-indica-que-cirurgia-nem-sempre-e-melhor-que-fisioterapia-para-tratar-do-joelho-4080573.html

 

Nenhum comentário: