CRESCE O NÚMERO DE SITES PARA AGENDAMENTO ONLINE DE CONSULTAS

Consultório via internet  19/03/2013
Médico ganha uma espécie de “secretária virtual”, que também pode lembrar o paciente da consulta um dia antes por e-mail ou telefone.
Agenda compartilhada na internet traz vantagens para profissionais e pacientes.


Desde que abriu sua primeira clínica, o cirurgião plástico Vinicius Oliveira, 31 anos, deparou com a dificuldade de responder à alta demanda de ligações para agendamento de consultas. Mesmo com uma secretária e dois telefones disponíveis, a reclamação dos pacientes era constante. Linhas ocupadas, horários restritos e demora no retorno eram algumas das queixas que chegavam ao seu consultório.

É difícil uma secretária estar 100% disponível para o telefone, pois ela tem outras atividades, como atender os pacientes na clínica — diz Oliveira.

A solução encontrada foi um serviço de secretariado terceirizado que, por meio de uma agenda compartilhada virtualmente com o médico, disponibiliza seus horários e atende seus pacientes por telefone ou pela internet.

Hoje com a demanda triplicada — o cirurgião tem três clínicas no Estado —, Oliveira se mostra satisfeito com o serviço:

Não tive mais reclamações. Sempre há alguém disponível para atender os pacientes quando eles ligam.

O sistema funciona da seguinte forma: a empresa cria uma agenda que é compartilhada virtualmente com o profissional de saúde. Cada agendamento ou cancelamento é alterado nessa plataforma, atualizada em tempo real.

O médico ganha uma espécie de “secretária virtual”, que também pode lembrar o paciente da consulta um dia antes por e-mail ou telefone. Para o paciente, o benefício é a praticidade do processo. 
Ele entra no site, procura os profissionais e agenda ali mesmo a consulta ou solicita que a empresa o faça, sem precisar ficar horas esperando na linha.


Serviço reduz o número de faltas


Usar sites para marcar consultas com médicos e dentistas ainda não é comum no Brasil, mas o serviço cresce rapidamente. Somente em São Paulo, mais de 4 mil profissionais já se cadastraram nestes sites.

A inspiração veio do ZocDoc, modelo bem-sucedido nos EUA, que existe desde 2007 e onde mais de 1 milhão de consultas mensais (20% do total) são marcadas pela plataforma.

No Estado, duas empresas tomaram a frente. A Zap Saúde (www.zapsaude.com.br) oferece agendamento online: a pessoa entra no site, vê os horários disponíveis e marca sozinho a consulta. 

Depois, só espera pela confirmação por e-mail ou telefone. Já a MarqueSaúde (www.marquesaude.com) prefere focar o serviço no telefone por entender que esse tipo de contato é importante para o público gaúcho:

As pessoas têm muitas dúvidas na hora de marcar a consulta. Por isso, focamos em um serviço que compartilha virtualmente a agenda com o profissional, mas atende os pacientes por telefone — diz a criadora do site, Laura Beck de Albuquerque.

De acordo com um levantamento realizado em 2012 pela YepDoc, esse tipo de serviço tem se mostrado eficaz para diminuir o índice de não comparecimento. Apenas 2% dos pacientes que agendam consulta pela internet não cumprem o compromisso. No agendamento tradicional, a evasão é de 12%.


Vantagens para o profissional




Mais conveniência no agendamento
Gerenciamento virtual da agenda
Administração de múltiplos consultórios
Redução da taxa de ausência e atrasos por parte dos pacientes
Presença e divulgação online
Lembretes de pendências financeiras de consultas



Vantagens para o paciente


 

Atendimento telefônico e online imediato
Lembretes de consultas via SMS ou e-mail
Disponibilidade de listagens de profissionais credenciados no site


FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/03/cresce-o-numero-de-sites-para-agendamento-online-de-consultas-4078202.html

 

Nenhum comentário: