OBESIDADE EM CRIANÇAS PODE SER PREVISTA AO NASCER, PROPÕE ESTUDO

14/12/2012

Obesidade é fator relacionado com doenças crônicas como diabetes e câncer.
Fórmula combina informações e avalia o risco de sobrepeso na infância.

Uma fórmula que relaciona o índice de massa corporal (IMC) dos pais antes da gravidez, o peso da mãe durante a gestação e o peso do bebê ao nascer, agregando a profissão da mãe, tabagismo durante a gravidez e o número de filhos da família. Esses são os dados utilizados por cientistas da Imperial College de Londres para encontrar uma equação que avalia o risco de obesidade e projeta o peso futuro da criança.

É a primeira vez que se utilizam essas informações combinadas para prever o risco de sobrepeso na infância. A obesidade é fator relacionado com doenças crônicas, como diabetes e câncer, além de problemas cardiovasculares.


O coloproctologista e coordenador do Centro de Prevenção do Câncer da Clinionco, Rafael Castilho Pinto, avalia que o estudo pode ser usado como um alerta para que os pais tenham cuidados com as crianças desde cedo no sentido de prevenir a obesidade. 

Mesmo que o resultado inicial seja desfavorável, a tendência pode ser revertida com hábitos de vida saudáveis praticados na família — destaca.

Como explica Castilho, para o câncer, a obesidade estimula a secreção de várias substâncias no organismo que predispõem ao mau funcionamento celular, o que leva ao risco de alterações neoplásicas nessas células. 

Estima-se que a obesidade seja fator de risco principal em aproximadamente 20% dos casos de câncer e, se associamos com a má alimentação e a falta de atividade física, será responsável por mais de um terço dos novos casos da doença no mundo — conclui.

A amostra para o estudo da universidade britânica envolveu 6,5 mil crianças finlandesas, italianas e americanas.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/12/obesidade-em-criancas-pode-ser-prevista-ao-nascer-propoe-estudo-3981362.html

 

Nenhum comentário: