CONFIRA OITO SINAIS FÍSICOS QUE PODEM INDICAR PROBLEMAS DE SAÚDE

O corpo reclama  14/12/2012

Olheiras podem indicar alergia ao glúten, doenças vasculares ou inflamatórias.
Queda de cabelo e unhas fracas sugerem desequilíbrio hormonal, diz dermatologista.

Cabelos quebradiços, unhas onduladas, lábios rachados e olhos amarelos são sinais de alerta que o corpo emite para avisar que sua saúde não está 100%. Lábios secos ou rachados, por exemplo, podem indicar alergia ou infecção. Já queda de cabelo e unhas fracas sugerem desequilíbrio na dosagem hormonal. 

— Estresse, cansaço, ansiedade e perda de cabelo frequente podem apontar para algum distúrbio na tireoide. O hipotireoidismo, por exemplo, pode manter a pele seca e fria — afirma a dermatologista Vanessa Penteado, da Clínica Pantheon, de Campinas (SP).


A especialista enumerou oito sinais que podem indicar problemas de saúde. Confira: 


:::: Ondulações nas unhas



Unhas deformadas, descoloridas e onduladas apontam problemas de saúde. 


Modificações nas unhas podem indicar psoríase, que forma sulcos nas unhas, causando espessamento ou alterando sua coloração — afirma a dermatologista. 

Deficiência de vitaminas também pode refletir em uma unha mais amarelada. Por isso, se notar alguma alteração na cor, converse com um especialista. 


:::: Olheiras 





Sua causa pode estar associada a algum problema de saúde. 


A fragilidade dos vasos sanguíneos na região dos olhos ocasionam o escurecimento no local. E podem indicar alergia ao glúten, doenças vasculares e inflamatórias — conta Vanessa.


:::: Pés rachados




Excesso de peso, desidratação e o uso de calçados muito apertados deixam os pés rachados. Já inchaços, lesões e infecções podem ser resultados de retenção de líquidos nos membros inferiores. 


Em pés rachados, a melhor prevenção é usar cremes hidratantes, envolvendo-o em um plástico para melhorar a absorção — sugere.


:::: Queda de cabelo



Alterações hormonais, gravidez, medicamentos e estresse podem provocar a perda de fios. Nas mulheres, a queda pode ser um alerta para alguma alteração na tireoide. O diagnóstico é feito por meio de exames, que irão avaliar os níveis dos hormônios e identificar a doença. 



:::: Pintas



Quem tem muitas pintas espalhadas pelo corpo deve prestar atenção ao crescimento, se há variação na cor e tamanho ou se elas estão evoluindo. 


Algumas podem se modificar e virar um melanoma (tipo de câncer de pele).  Dependendo do estágio, pode ser letal — alerta a médica. 


:::: Manchas brancas
 


Algumas podem indicar micose, que deve ser tratada. Mas as manchas brancas também podem ser uma doença chamada pitiríase versicolor, que é uma infecção superficial da pele provocada por fungos.


:::: Rubor facial



Vermelhidão facial persistente e acompanhada de acne ou lesões são sinais de rosácea, uma doença de pele crônica. Ela é mais frequente em adultos com idade entre 40 e 50 anos. No seu primeiro estágio, deixa a face vermelha. Se não for tratada, pode evoluir e causar complicações. 



:::: Aumento de peso



O ganho de peso pode estar relacionado com doenças como hipotireoidismo, disfunções hormonais, insulinoma (excesso de insulina no organismo) ou transtornos emocionais. Para tratar é necessário consultar um médico, que irá pedir exames de rotina e identificar o problema. A reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos podem auxiliar no tratamento.


FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/12/confira-oito-sinais-fisicos-que-podem-indicar-problemas-de-saude-3982483.html

 

Nenhum comentário: