RESPIRANDO MELHOR

10 de novembro de 2012

PUCRS inaugura centro que será referência no estudo de doenças respiratórias em crianças.

 

A relação de doenças respiratórias com a poluição, os novos tratamentos da asma e a eficácia do antibiótico em casos de bronquiolites já eram temas de estudo do Instituto de Pesquisa Biomédica (IPM) da Pucrs. Mas a partir da próxima segunda-feira, eles passam a integrar o Centro de Pesquisas Infant, um novo centro de pesquisa especializado neste tipo de doença.

O grupo não é exatamente novo, segundo explica o diretor do Enfant, Renato Stein. Ele já existe informalmente há dez anos, mas somente agora sua existência será institucionalizada. Considerado referência no Brasil e América Latina, é composto por nove pneumologistas pediátricos formados no exterior, em países como Austrália, Estados Unidos e Alemanha, além de biólogos, farmacêuticos e enfermeiros.

As áreas de maior interesse serão as bronquiolites, o impacto de doença pulmonar em bebês prematuros, asma e fibrose cística.

Um estudo iniciado recentemente – e financiado pelo CNPq – vai analisar a situação de quase duas mil crianças da rede municipal escolar de Porto Alegre, entre nove e 12 anos, e verificar a situação desta amostra em relação às doenças respiratórias. Os dados preliminares evidenciam que quase 40% das crianças têm exposição ao fumo, 40% estava em sobrepeso ou obesidade e quase 90% dos casos não estavam tratados.

Stein explica que entre os objetivos do centro estão a educação para a saúde, o desenvolvimento de novos medicamentos de prevenção, como vacinas, e a colaboração com órgãos de saúde pública por meio de pesquisas que apresentem novos cenários de prevenção e tratamento.

Doenças como a asma, que matam sete pessoas por dia (Datasus/2011), tornaram-se um problema de saúde pública que lota os hospitais, segundo o médico e diretor do IPM, Paulo Pitrez.

– A asma costuma ser negligenciada pelas autoridades – explica o médico.
 

Principais focos de pesquisa do Infant:

 

Bronquiolites – Doenças virais comuns nos primeiros anos de vida, também conhecida como os bebês chiadores, tendem a se intensificar no período de inverno e são um dos principais motivos da lotação da emergências pediátricas no Estado.

Asma – Doença crônica mais prevalente no Brasil, atinge 17% das crianças em Porto Alegre. É associada diretamente a exposição ao fumo, sobrepeso ou obesidade e na maioria dos casos, não é tratada.

Doença pulmonar em bebês prematuros – Nos últimos 15 anos, triplicou o nascimento de bebês prematuros por razão multifatorial. Bebês prematuros têm quase o dobro de chance de ter doenças respiratórias.

Fibrose cística –
Herdada geneticamente, esta doença é caracterizada por uma obstrução crônica das vias aéreas, diminuindo a capacidade de ventilação.


Nenhum comentário: