JEJUM ANTES DE EXAME DE COLESTEROL PODE SER DESNECESSÁRIO, DIZ ESTUDO

13/11/2012

Pesquisa diz que alteração causada pela alimentação recente é pequena.
Em geral, laboratórios exigem jejum longo antes da coleta do sangue.

Um estudo publicado nesta segunda-feira (12) questiona a necessidade de jejuar antes de um exame de colesterol. Segundo os pesquisadores, a influência da alimentação sobre os resultados não é significativa e não justifica o longo jejum que os laboratórios, em geral, exigem antes da coleta do sangue.

Davindher Sidhu e Christopher Naugler, da Universidade de Alberta, no Canadá, compararam os resultados obtidos nos exames de colesterol de mais de 200 mil pessoas, realizados com os mais diversos tempos de jejum. Depois, eles compararam o colesterol médio dos grupos que ficaram muitas horas sem comer com os que fizeram apenas um curto jejum.

Para o colesterol e total e o HDL (o chamado “colesterol bom”), a diferença não chegou a 2%. Comparando apenas o LDL (o “colesterol ruim”), a variação ficou um pouco abaixo de 10%. A maior diferença foi no resultado de outro tipo de gordura, as triglicérides, e o número ficou abaixo de 20%.

Segundo os autores, “essa descoberta sugere que jejuar para exames de rotina de níveis de gordura é amplamente desnecessário”. Um editorial que acompanha a publicação no “JAMA”, revista da Associação Médica Americana, escrito por um especialista que não participou do estudo, concorda que os resultados dão um argumento a mais para quem considera o jejum desnecessário.

 



Nenhum comentário: