DIA MUNDIAL DA PNEUMONIA, SAIBA QUEM PODE E COMO SE VACINAR

12/11/2012
 
O Dia Mundial da Pneumonia, lembrado nesta segunda-feira, 12 de novembro, marca a luta mundialcontra a doença, que atinge principalmente crianças de até 5 anos de idade em todo o mundo e é responsável por cerca de 18% da mortalidade infantil, totalizando 1,5 milhões de casos.

No Brasil, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 298 mortes por pneumonia entre crianças de 1 a 4 anos, sendo 100 casos apenas na região sudeste, segundo dados da Sociedade Brasileira de Imunizações. Além disso, a admissão em hospitais devido à pneumonia entre adultos maiores de 50 anos subiu 8% entre 2005 e 2007, segundo informações do Ministério da Saúde.

A pneumonia trata-se de uma infecção dos pulmões que os enche de fluido e provoca tosse e febre. E ainda Pode tornar a respiração difícil. A doença complexa é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae e congrega um grupo de enfermidades. O pneumococo pode se colonizar no trato respiratório superior causando diversos tipos de doenças, inclusive a doença pneumocócica invasiva (DPI), na qual bactérias entram na corrente sanguínea.

No caso das DPIs, incluem-se a meningite, inflamação da membrana que reveste a medula espinhal ou o cérebro, e as bacteremia/septicemia, infecções bacterianas do sangue.

Pela gravidade e o alto índice de contaminação da doença, que embora comum entre as crianças atinge também adultos e idosos, médicos ressaltam a importancia da vacinação preventiva, recomendada a aplicação o mais cedo possível em três doses: aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida da criança. Além de uma dose de reforço ainda deve ser aplicada aos 15 meses. Em bebês recém-nascidos ou prematuros o cuidado deve ser redobrado, pois quanto menor a idade maior o risco e mais invasiva a doença pode ser.

A vacina contra a Pneumonia está disponível em postos da rede pública de saúde para crianças até 2 anos e idosos em grupos de risco e institucionalizados. Já os adultos podem procurar a vacinação preventiva na rede particular.

Nenhum comentário: