VOCÊ SABE COMO REALIZAR O AUTO EXAME DE MAMA?

08/10/2012

Lembre-se que toda mulher acima dos 40 anos deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer a cada dois anos a mamografia.
Exame ajuda a diagnosticar o câncer em estágio inicial e evitar tratamentos agressivos e traumáticos.

O autoexame não substitui uma consulta clínica, mas auxilia no conhecimento do corpo e na prevenção do câncer de mama. Mas pode ser que muitas mulheres não saibam a forma correta de fazer o exame. 

Aproveitando a campanha Outubro Rosa, que tem como meta ampliar a conscientização para a prevenção do câncer de mama, o Bem-estar tira suas dúvidas sobre o autoexame:

:: Quando fazer?

Faça o autoexame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito no mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15. Aconselha-se começar a praticar o exame depois dos 21 anos. 

:: Como examinar as mamas?

Na frente do espelho, eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações. 

Durante o banho, com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda.

Deitada, coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. 

Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita. 

Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita. 

:: O que procurar?

Deformações ou alterações no formato das mamas: 

Abaulamentos ou retrações

Ferida ao redor do mamilo

Caroços nas mamas ou axilas

Secreções pelos mamilos


Fonte: Ministério da Saúde


FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/10/voce-sabe-como-realizar-o-autoexame-de-mama-3911196.html

 

Nenhum comentário: