RESOLUÇÃO PROIBE MÉDICOS DE RECEITAR HORMÔNIOS PARA PREVENIR ENVELHECIMENTO

Saúde 19/10/2012

Reposição hormonal só pode ser indicada em casos de déficit comprovado dessas substâncias e desde que haja relação com a doença.

 

Os médicos brasileiros estão proibidos de indicar e receitar o uso de hormônios com o objetivo de retardar ou prevenir o processo de envelhecimento. A proibição foi determinada pela Resolução 1.999/2012, do Conselho Federal de Medicina (CFM), publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

A resolução permite a reposição hormonal apenas em casos de déficit comprovado dessas substâncias e desde que haja uma relação entre essa deficiência e a doença do paciente. O texto também veda a prescrição, para tratamento do antienvelhecimento, de vitaminas, antioxidantes, procaína, ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) e dos hormônios conhecidos como "bioidênticos", entre outras substâncias.

A medida já havia sido publicada como recomendação em agosto passado. Com a resolução, que tem o apoio de entidades como a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), ganha força de lei. Os médicos que descumprirem as regras podem sofrer penalidades que vão da advertência à cassação do registro.

Uso de hormônios pode provocar doenças como câncer e diabetes

A prescrição de hormônios tem sido uma prática comum para aumentar o nível hormonal e até a massa muscular de pacientes idosos. "A falta de evidências científicas de benefícios e os riscos e malefícios que trazem à saúde não permitem o uso de terapias hormonais com o objetivo de retardar, modular ou prevenir o processo de envelhecimento", informa a resolução do CFM, que foi adotada após avaliação e revisão de estudos científicos.

— Não se pode vender uma ilusão. E uma ilusão que custa caro — justifica o médico Gerson Zafalon, membro do CFM e relator da resolução.

Em nota, a SBGG afirma que a proibição protegerá a população de danos à saúde como aumento da toxicidade, câncer, diabetes, hipertensão, distúrbios do sono e câncer.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/10/resolucao-proibe-medicos-de-receitar-hormonios-para-prevenir-envelhecimento-3923440.html


Nenhum comentário: