MINISTÉRIO DA SAÚDE REVISA GRUPOS DE RISCO PARA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Mudança de estratégia 25/10/2012

Este ano, cobertura de vacinação alcançou 86,24% do público-alvo. 
Pacientes com doenças crônicas incluídas na campanha poderão ser vacinados em postos.

Depois da morte de 420 pessoas este ano devido ao vírus influenza, sendo 81% por gripe A, o Ministério da Saúde elaborou uma lista de grupos de doenças cujos portadores devem ser vacinados em 2013.

Nesse grupo, a existência de doenças crônicas ou condição prévia é um fator de risco quando associada com a infecção pelo vírus da influenza, situação chamada de comorbidade. Com a lista, o entendimento para quais casos e condições a vacina é indicada ficará mais claro. 

Por exemplo, as doenças cárdicas crônicas passam a ter as seguintes descrições: doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca. A expectativa é que com esse detalhamento, um maior número de pessoas desses grupos seja vacinado.

A ação entra em vigor na próxima campanha de vacinação contra a influenza, em 2013, e deve atender a cerca de 6 milhões de pessoas em todo o país. 


Acesso facilitado


Com o estabelecimento e a divulgação da lista de doenças crônicas e outras condições de maior risco para casos graves e complicações da influenza, as pessoas portadoras poderão ter acesso à vacina em qualquer uma das 35 mil salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste ano, a recomendação durante a campanha foi para que as pessoas com comorbidades se dirigissem aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIES). Os postos de saúde concentravam ação em idosos, gestantes e crianças.

A medida conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Sociedade Brasileira de Imunização, Comitê Técnico Assessor em Imunização, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Em 2012, a meta de vacinação, que era de 80% para os grupos prioritários, foi superada. A cobertura alcançou 86,24% do público-alvo, o que corresponde a 25,9 milhões de pessoas vacinadas. 


O Ministério da Saúde alega que segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao eleger como grupo prioritário idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, profissionais de saúde, indígenas, presos e portadores de determinadas doenças crônicas.


Grupos de comorbidade incluídos na campanha:


:: Doença respiratória crônica



Asma em uso de corticóides inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave)

DPOC

Bronquioectasia

Fibrose Cística

Doenças intersticiais do pulmão

Displasia broncopulmonar

Hipertensão arterial pulmonar

Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.


:: Doença cardíaca crônica



Doença cardíaca congênita

Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade

Doença cardíaca isquêmica

Insuficiência cardíaca


:: Doença renal crônica



Doença renal nos estágios 3, 4 e 5

Síndrome nefrótica

Paciente em diálise


:: Doença hepática crônica



Atresia biliar

Hepatites crônicas

Cirrose


:: Doença neurológica crônica



Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica.

Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, Esclerose Múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave.


:: Diabetes



Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos

Observação: ainda será revisto para melhor especificação do grupo a ser atendido na campanha


:: Imunossupressão



Imunodeficiência congênita ou adquirida

Imunossupressão por doenças ou medicamentos


:: Obesos



Obesidade grau III


:: Transplantados



Órgãos sólidos

Medula óssea


:: Síndrome de Down


FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/10/ministerio-da-saude-revisa-grupos-de-risco-para-vacinacao-contra-a-gripe-3929577.html

 

Nenhum comentário: