DOAÇÃO DE ORGÃOS, STATUS, DOADOR

13 de outubro de 2012
Usuários do Facebook podem declarar que querem doar órgãos.

Não chega a ser novidade, mas muita gente ainda não sabe que o Facebook possibilita a seus usuários que digam se são doadores de órgãos – e a informação pode ser compartilhada com todos ou apenas com familiares. O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou a iniciativa e se converteu em um dos primeiros membros da rede social a se inscrever como doador.

Zuckerberg disse que teve a ideia do programa depois de conversar sobre o tema com a namorada, que é estudante de Medicina, e em função de sua amizade com Steve Jobs, cuja vida se estendeu por um transplante de fígado.

Na seção “Saúde e Bem-Estar” da linha do tempo, os usuários podem marcar sua condição de doadores de órgãos e explicar a decisão a seus amigos, num esforço para aumentar a consciência sobre as doações.

O Facebook justificou a ação em sua página: “Mais de 114 mil pessoas nos Estados Unidos, e outros milhões por todo o mundo, estão esperando por um transplante de coração, rim ou fígado que vai salvar sua vida. Muitas dessas pessoas, uma média de 18 por dia, vão morrer esperando, porque não há doadores suficientes para atender à demanda. Especialistas médicos acreditam que uma maior consciência sobre a doação de órgãos pode ajudar a resolver essa crise”.

A iniciativa mereceu elogios do jornal The New York Times. A publicação lembrou que o Facebook tem sido utilizado para alertar sobre causas sociais, mas raramente pede a seus usuários para se envolverem em qualquer tipo de experiência social.

A opção de aparecer como doador de órgãos também está disponível para usuários brasileiros.


Nenhum comentário: