PALESTRA NA CAPITAL ESCLARECERÁ DIFERENÇA ENTRE DISTRAÇÃO E DÉFICIT DE ATENÇAO

Dificuldade de concentração 28/09/2012
Em crianças, é comum a queda no rendimento escolar.
Psicólogo e psiquiatra falarão sobre o problema em evento gratuito na próxima terça-feira.

A distração e o esquecimento podem ocorrer algumas vezes na vida de qualquer pessoa. A questão é quando a falta de atenção se torna rotineira e se estende não só no campo pessoal, mas também nos estudos e na vida profissional. Algumas pessoas têm déficit de atenção e passam a vida toda sem receber o diagnóstico adequado.
Para esclarecer a diferença entre distração ou déficit de atenção, o próximo Encontro com o Concurseiro terá a presença do psicólogo Fernando Elias José e da psiquiatra Maria da Graça de Castro. Gratuito, o evento será na terça-feira, 2 de outubro, a partir das 19h30min, na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre.
Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) atinge 4% da população. De acordo com o psicólogo Fernando Elias José, é preciso buscar auxílio cedo e ficar atento aos sinais.
— Nem sempre todas as queixas de distração ou pouca concentração são causadas pelo transtorno. Por isso, casos do déficit de atenção não diagnosticados e tratados, podem trazer sérios prejuízos a curto e longo prazo — destaca.
Em crianças, é comum a queda no rendimento escolar, por causa de desorganização, da falta de paciência para assistir às aulas e estudar. Na fase adulta, o problema pode ser a causa de uma severa baixa autoestima, além de afetar os relacionamentos interpessoais, uma vez que a pessoa tem dificuldades em se ajustar a horários e compromissos.
A psiquiatra Maria da Graça de Castro, explica que 4% da população adulta apresenta TDAH.
— É um transtorno neurobiológico que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O tratamento, na maioria das vezes, deve ser uma combinação do uso de medicações e a manutenção de psicoterapia — comenta.
Segundo Maria da Graça, o uso indiscriminado do cloridrato de metilfenidato, estimulante do sistema nervoso central, pode repercutir negativamente na saúde do individuo. Outros aspectos são a idade e a maturidade do paciente, pois a dose deve ser adequada e ajustada de acordo com o perfil de cada paciente. Diferente do que muitos estudantes acreditam, para quem não apresenta o TDAH, a substância não resulta em um aumento da concentração e dá uma falsa sensação de aproveitamento do tempo de estudo.
O projeto Encontro com o Concurseiro foi criado em 2009 pelo psicólogo Fernando Elias José, em parceria com a Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas. São encontros mensais com centenas de pessoas que se preparam para vestibulares, provas e concursos públicos, sempre contando com a presença de convidados das mais diversas áreas, como psiquiatria, nutrição e educação física para falar sobre qualidade de vida e bem-estar na rotina dos estudantes.
Serviço
O quê: Encontro com o Concurseiro — Distração ou Déficit de Atenção?
Quem: psicólogo Fernando Elias José e psiquiatra Maria da Graça de Castro
Quando: terça-feira, 2 de outubro, às 19h30min
Onde: Livraria Saraiva do Praia de Belas Shopping (Av. Praia de Belas, 1181/2º andar)
Quanto: gratuito, por ordem de chegada e com lugares limitados
Informações: (51) 3231-6868


FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/09/palestra-na-capital-esclarecera-diferenca-entre-distracao-e-deficit-de-atencao-3899469.html

 

Nenhum comentário: