NO EMBALO DO FENÔMENO

29 de setembro de 2012

Ex-craque, que passa por desafio de emagrecer em quadro do Fantástico, evidencia a preocupação dos homens com o aumento de peso – e da barriga

Quem conferiu o quadro Medida Certa do programa Fantástico, no domingo passado, não pode deixar de reparar no tamanho da barriga do ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário, que parece estar no auge de sua má forma física. Ostentando 118,4 kg e 1,83cm, o Fenômeno será o alvo das atenções durante os próximos três meses, quando terá que diminuir sua circunferência abdominal de 107cm para 94cm. Sua missão, porém, não será perder só peso: terá que melhorar seus índices de colesterol, mudar hábitos alimentares e voltar a se exercitar – a parte mais difícil, já que o craque confessa que não se exercita mais e costuma se alimentar de forma errada há bastante tempo.

Assim como Nazário, 36 anos, muitos homens em faixa etária similar sofrem com a balança. É o caso de um engenheiro civil de 37 anos, que não quis se identificar.

Nunca tive problemas. Mas agora, noto que com qualquer descuido ganho peso – afirma.

O dentista Angelo Menuci Neto, 40 anos, acredita que o efeito sanfona prejudica sua rotina e está disposto a virar o jogo:

Sempre perdi peso rapidamente, e com a mesma facilidade volto a ganhar. Tenho muitos compromissos profissionais e o trabalho é uma desculpa perfeita para abandonar a atividade física e a dieta. Porém, vi que minha saúde vinha piorando e resolvi buscar ajuda, após várias dietas e mensalidades pagas e não frequentadas de academia.

REPROGRAMANDO O CORPO
Para quem se identifica com casos como estes, a nutricionista Lenice Carvalho afirma que é preciso agir e que a missão não é impossível – sobretudo quando se fala em excesso de peso e não em obesidade:

Sempre é hora para começar ou melhorar os cuidados com a saúde.

O sexo masculino, mais avesso às palavras “dieta” e “balança”, pode ser convencido a uma mudança de hábitos pelo argumento de que, se entrar nos eixos, tem muito menos chances de desenvolver doenças que vão de infarto a AVC até impotência sexual. Além disso, terá como benefício mais disposição e energia.

Os exercícios físicos são o outro pilar da fórmula, que de secreta não tem nada.

Nessa faixa etária, é muito comuns os homens apresentarem a gordura acumulada na região abdominal, a visceral, que é altamente perigosa. Para combatê-la, não há segredo: é preciso sair da inércia e procurar ajuda. Uma avaliação física é o primeiro passo para uma mudança – afirma Christian Krause, 34 anos, educador físico.

Regras para virar o jogo

1) Procure orientação profissional. As chances de qualquer plano dar certo é muito maior – e mais seguro.

2) Vá com calma. Não ache que pode perder 10 kg num só mês.

3) A dobradinha dieta e exercício físico segue sendo a melhor – senão única – forma de emagrecer sem comprometer a saúde. Troque massa gorda por massa magra (músculos). Você vai acelerar seu metabolismo e tonificará seu corpo. Ao simplesmente “fechar a boca”, você não oxida as gorduras e deixa os resultados mais lentos. Sem contar que, flacidez, definitivamente, não é sinônimo de boa forma.

4) A maneira mais rápida de se corrigir o comportamento é ter consciência dele em tempo real, e não depois do ocorrido. Pegue uma imagem exata de seu ponto de partida: pode ser ruim, mas ignorá-la não a mudará.


Dicas nutricionais que muita gente não segue

Beber água entre as refeições (cerca de seis copos por dia).

Evitar alimentos industrializados. Ingerir frutas (café da manhã, lanche da manhã e da tarde) e saladas e legumes variados no almoço e jantar (à vontade).

Evitar gorduras trans e saturadas (alimentos industrializados, carnes gordas, linguiças, sorvetes, frituras, etc).
Ingerir alimentos com gorduras boas como o azeite de oliva, as castanhas, alguns peixes (salmão, sardinhas), abacate, coco em pequenas porções.

Variar os alimentos ao longo do dia.

Exemplo: se comeu pão pela manhã, evite outro farináceo no mesmo dia.

Se já comeu banana no café, leve outra fruta no lanche.

Nenhum comentário: