MPE COBRA MEDICAMENTOS PARA PACIENTES COM FIBROSE CÍSTICA E ESCLEROSE MÚLTIPLA

05/09/2012

Da Redação


Cerca de 48 pacientes, que dependem de medicamentos e suplementos para tratamento de Fibrose Cística em Mato Grosso, estão há cinco meses sem atendimento. O fato já chegou ao conhecimento do Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Cuiabá, que nesta terça-feira (04.09) requereu ao Poder Judiciário o desarquivamento de um processo, com sentença transitada em julgado, que garante o fornecimento dos medicamentos indispensáveis ao tratamento.

“Em total descumprimento à ordem judicial, estabelecida em ação civil pública proposta pelo Ministério Público, o Estado de Mato Grosso não vem procedendo, de forma regular, ao fornecimento de medicamentos aos pacientes de Fibrose Cística. Além da afronta à dignidade da Justiça e ao direito dos jurisdicionados, esta situação causa sério desprestígio ao Poder Judiciário”, ressaltou o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes.

Segundo ele, foi requerido ao Poder Judiciário que intime o Estado a cumprir a obrigação estabelecida na sentença judicial no prazo de cinco dias, sob pena de ter que arcar com o pagamento de multa diária no valor de R$ 250,00. “Essa multa deverá ser custeada pelo secretário de Estado de Saúde, que é a autoridade responsável pelo cumprimento da determinação”, ressaltou.

INQUÉRITO: Nesta terça-feira, a Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Cuiabá também instaurou inquérito civil para apurar notícias que apontam a existência de deficiências da farmácia de alto custo do governo em relação ao tratamento de pacientes de Esclerose Múltipla. 

Recebemos a informação de que pacientes com Esclerose Múltipla estão tendo dificuldade para receber o medicamento, que estaria em falta na farmácia de alto custo. Vamos colher as informações necessárias e requisitar os documentos técnicos para adoção das medidas adequadas”, explicou o promotor de Justiça.

Segundo Guedes, o Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (IPAS) e a Secretaria de Estado de Saúde serão notificados para prestarem esclarecimentos ao Ministério Público.

FONTE:http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=404711

3 comentários:

André Ponce da Silva disse...

Que absurdo,,

MAJU disse...

André, por coincidência, fui fazer meu recadastro e na Farmácia que recebo o Rebif 44, estava em falta, como nos outros Estados; nesses dois anos e meio, nos quais comecei o meu tratamento para EM, nunca tinha faltado. Fiquei desesperada...estou sem medicação!Sofia

André Ponce da Silva disse...

Que coisa séria Sofia!!

Se tiveres Face me add que veremos como resolver isso ok?

Abraço!

Meu Face:

https://www.facebook.com/andreponceandre