CONFIRA 10 DICAS PARA SE RECUPERAR BEM DE UMA CIRURGIA PLÁSTICA

Pré e pós-operatório 10/09/2012

Corpo humano, após qualquer intervenção cirúrgica, precisa de um tempo para se regenerar.
O que devo levar para o hospital? Tenho que fazer jejum? Devo tomar algum medicamento antes da cirurgia? Veja as respostas.

A eficiência de uma cirurgia plástica não depende somente do seu planejamento cirúrgico. A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório tem demonstrado um fator preventivo de possíveis complicações garantindo um resultado estético mais satisfatório e rápido.

De acordo com a cirurgiã plástica Ana Paula Polato o corpo humano, após qualquer intervenção cirúrgica, precisa de um tempo para se regenerar. O sistema imunológico fica abalado, e assim a circulação sanguínea precisa trabalhar o dobro. A cicatrização e a eliminação de líquidos consomem uma energia muito grande do paciente. Por isso a importância de seguir as orientações do médico no pré e pós-operatório.

Alguns pacientes sentem que estão recuperados e prontos para realizar diversas atividades, mas antes de qualquer iniciativa o paciente deve consultar o cirurgião plástico para definir quando se deve ou não voltar á vida normal.

Quem se submete a uma cirurgia sabe que é preciso manter alguns cuidados para evitar complicações. Portanto, todas as dúvidas devem ser esclarecidas com o médico, antes da cirurgia, para que o resultado final do processo seja satisfatório.

O que devo levar para o hospital? Tenho que fazer jejum? Devo tomar algum medicamento antes da cirurgia? Para acabar com todas as suas dúvidas a médica revela alguns cuidados essenciais que o paciente deve seguir antes e depois de realizar qualquer cirurgia plástica.


Como se preparar antes e depois do procedimento


1- Jejum


Antes de qualquer cirurgia o paciente deve manter o jejum durante 8 horas, após uma refeição leve. Beba somente água, chá sem açúcar ou suco de laranja coado, por até no máximo quatro horas antes da internação.


2 - Pausa no cigarro


Elimine o cigarro da sua rotina durante 30 dias. A nicotina irrita o pulmão e prejudica na oxigenação do sangue. O cigarro dificulta a cicatrização da cirurgia e aumenta o risco de trombose e embolia pulmonar.


3 - Medicamentos


Suspenda o uso de medicamentos que contenha AAS (Ácido acetilsalicílico), como aspirina, remédios à base de vasodilatadores e todos os contraindicados em casos de suspeita de dengue. Eles aumentam o sangramento durante o procedimento. Sempre que tiver uma cirurgia agendada e optar por tomar uma medicação que não é do conhecimento do seu cirurgião, o mais correto é entrar em contato com ele ou sua equipe para saber se não há interferência.


4 - Acessórios


No dia da cirurgia leve para o hospital a sua escova de cabelo e de dente, roupas largas e de fácil colocação, como calça de malha com elástico, blusas de abotoar e óculos de sol, no caso de cirurgia de pálpebras.


5 - Uso de anticoncepcionais ou hormônios


Faça uma pausa nesse medicamento antes da cirurgia com anestesia peridural, raqui ou geral. Ele aumenta o risco da coagulação do sangue dentro das veias e embolia pulmonar, ocasionando a trombose.


6 - Higiene


O primeiro banho deve ser morno e com um banco sempre por perto. As tonturas são muito comuns no primeiro dia. Geralmente acontecem náuseas, que são por causa da queda da pressão. Quando isso acontecer, fique em repouso sentada ou deitada por cerca de cinco minutos até a melhora.


7- Curativos


Eles devem ser realizados conforme as instruções do seu médico. As cicatrizes devem ser lavadas com água e espuma do sabonete.


8 - Exercícios


A cicatriz leva pelo menos 45 dias para ter uma força razoável. Espere dez dias para fazer ginástica ou exercícios que causem compressão sanguínea. Evite movimentos que forcem a cicatriz.


9 - Drenagem Linfática


Existem alguns tratamentos estéticos que podem auxiliar na recuperação e ajudar o organismo nas suas funções, acelerando os resultados. Um deles é a drenagem linfática, massagem que auxilia o organismo na eliminação de líquidos e evita o aparecimento de fibroses. Ela é muito indicada em pós-operatórios de Abdominoplastia e Lipoaspiração.


10 - Orientações médicas


Siga todas as instruções de seu cirurgião sobre o pós-operatório. Assim você poderá evitar uma série de riscos a sua própria saúde, além de que os resultados serão muito mais satisfatórios.


Fonte- Cirurgiã Plástica Ana Paula Polato

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/09/confira-10-dicas-para-se-recuperar-bem-de-uma-cirurgia-plastica-3879683.html

 

Nenhum comentário: