CARTILHA ORIENTA ATENDIMENTO E ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE SINDROME DE DOWN

Novas diretrizes 26/09/2012 

Ministro da Saúde lançou diretrizes para qualificar assistência a pacientes com a síndrome no SUS.

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou as Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down na manhã desta quarta-feira, no Rio de Janeiro.

O objetivo da cartilha é orientar o atendimento qualificado a portadores da síndrome e seus familiares no Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil tem 300 mil pessoas com Síndrome de Down.

O documento foi construído ao longo de cinco meses com a colaboração de entidade sociais e especialistas. A partir das diretrizes, uma versão simplificada, denominada de Cuidados de Saúde às Pessoas com Síndrome de Down, foi elaborada em parceira com jovens que têm a síndrome. 

A proposta é qualificar e humanizar o atendimento desde os primeiros dias de vida do paciente, alertando sobre as patologias que têm maior prevalência e os principais cuidados para garantir o desenvolvimento saudável. 

No documento, há informações que ajudam o profissional a identificar as características físicas da Síndrome de Down, como pregas palpebrais oblíquas para cima, base nasal plana, face aplanada, protusão lingual, cabelo fino entre outros.

 A análise genética, o cariótipo, complementa o diagnótico. 

Esta é a primeira de uma série de diretrizes de cuidados às pessoas com deficiência que será lançada pelo Ministério da Saúde. 

O documento traz recomendações aos profissionais sobre, por exemplo, como dar a notícia da família de forma humanizada tirando dúvidas, incertezas e inseguranças com relação à saúde da criança e para que a família compreenda a necessidade dos exames e dos procedimentos solicitados.

 Há orientação sobre o diagnóstico clínico e os exames necessários em cada fase da vida.
A cartilha está disponível no site do Ministério da Saúde: http://zhora.co/RYEFFD

Nenhum comentário: