CAMPANHA ALERTA MULHERES SOBRE DOENÇAS DO CORAÇÃO

Mais fatal para elas 29/09/2012
Uma em cada cinco mulheres acima de 30 anos corre risco de ter problemas cardíacos.
Entidade quer derrubar mito que problema é coisa de homens ou da terceira idade


Hoje, 29 de setembro, é o Dia Mundial do Coração. A data foi criada pela Federação Mundial do Coração (WHF, na sigla em inglês), cuja meta para 2012 é derrubar o mito que doenças cardiovasculares são problema de pessoas mais velhas e homens.

A entidade alerta que mulheres e crianças são afetadas pelo problema em igual medida. Para isso, a entidade lançou, em conjunto com empresas e entidades de classe brasileiras, a campanha O que mais existe por trás do biquíni?
 
No site da campanha, há dados sobre a incidência das doenças cardiovasculares nas mulheres, os principais fatores de risco, dicas de como manter a saúde do coração e um guia para check-up disponível para impressão.

Mulheres morrem mais

De acordo com a Magaly Arrais, chefe do centro cirúrgico do Hospital do Coração, em São Paulo, as doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortes entre as brasileiras, superando todos os tipos de câncer juntos.

Uma em cada cinco mulheres acima de 30 anos corre risco de desenvolver problemas relacionados ao coração.

No entanto, embora o índice de mortalidade por infarto seja maior no público feminino, ainda existe a falsa percepção de que os homens são o principal grupo de risco.

Os homens sofrem três vezes mais infartos do que as mulheres, mas nas mulheres o episódio é mais fatal. Várias razões levam a isso, principalmente a demora em identificar o problema cardiovascular entre as mulheres. Quando elas descobrem, a doença já evoluiu — afirma.

Diferença de sintomas

Segundo ela, a obesidade é um dos fatores de risco mais preocupantes, já que o número de brasileiras acima do peso cresceu 64% em 10 anos. Quando a mulher fuma e usa pílula anticoncepcional, os riscos cardiovasculares são triplicados.

Os sintomas de problemas cardíacos nas mulheres geralmente são diferentes dos sintomas nos homens. Quando o homem vai ter um infarto, costuma sentir uma forte dor no peito que irradia para os braços.

Entretanto, nas mulheres também é comum sentir náusea, fraqueza, dores gástricas e falta de ar — sintomas que podem ser confundidos com outras doenças.

Antes do nascimento

Em relação às crianças, o alerta da WHF é para o fato de que a doença cardiovascular pode ter seu início antes do nascimento e se desenvolver durante a infância devido à exposição a fatores de risco relacionados ao estilo de vida, como má alimentação, falta de atividade física e exposição à fumaça de cigarro.

Segundo a entidade, se não forem tomadas medidas para aumentar as atividades saudáveis para o coração, as crianças de hoje terão um maior risco de desenvolver um problema cardiovascular mais tarde.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/09/campanha-alerta-mulheres-sobre-doencas-do-coracao-3901956.html
 

Nenhum comentário: