CONGRESSO DE NEUROLOGIA DEBATE USO DE TOXINA BOTULÍNICA NO TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DO MOVIMENTO

Rigidez muscular 03/08/2012

Toxina botulínica é conhecida pelo nome comercial da marca Botox.
Tratamento, oferecido pelo SUS, pode beneficiar pacientes que sofreram AVC, paralisia cerebral ou Esclerose Múltipla.

O uso da toxina botulínica tipo A no tratamento da rigidez excessiva da musculatura de pacientes que sofreram AVC, traumas na medula, paralisia cerebral ou são portadores de Esclerose Múltipla será debatido por médicos durante o 25º Congresso Brasileiro de Neurologia, que ocorre em Goiânia, de 4 a 8 de agosto.

Chamada espasticidade, a sequela comum em pacientes com problemas no sistema nervoso central faz com que o indivíduo apresente dificuldades no movimento e, quando não tratada, pode resultar em contratura permanente do músculo, levando a uma maior incapacidade, dor e deformidade.

Dependendo da severidade e localização da espasticidade, os pacientes podem precisar de assistência para tomar banho, vestir-se, limpar-se, comer ou até andar.

A aplicação de toxina botulínica do tipo A pode ser indicada no tratamento, pois ajuda a reverter a rigidez muscular.

Acredito que um ponto importante a ressaltar é o alívio da dor, principalmente em crianças. Muitas mães relatam que os filhos apresentam uma tranquilidade maior e passam a ter também um sono melhor após a aplicação da toxina botulínica, pois estamos tratando a espasticidade e o relaxamento daquele músculo afetado — explica o neurologista Nasser Allan.

Segundo o médico, com o uso da toxina botulínica tipo A, há um ganho no processo de reabilitação, que poderá fazer com que a volta dos movimentos seja normalizada o quanto antes.

O tratamento com a toxina botulínica tipo A para espasticidade é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e existem diversos centros especializados pelo país para a realização da aplicação. 


Sobre a toxina botulínica


:: A aplicação da toxina botulínica ficou famosa no mundo todo pela indicação cosmética, no tratamento das rugas de expressão. No entanto, a substância foi descoberta para o tratamento terapêutico e aprovada em 1989 pelo FDA, órgão de vigilância sanitária dos Estados Unidos, como uma alternativa para tratar o estrabismo.

:: No Brasil, a toxina botulínica de marca comercial Botox, fabricada pela Allergan, recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fins terapêuticos em 1992.

Hoje, a marca possui nove indicações aprovadas no país: distonia, estrabismo, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, linhas faciais hipercinéticas, espasticidade, hiperidrose, bexiga hiperativa e migrânea crônica, popularmente conhecida como enxaqueca crônica.

:: Botox é a marca comercial do produto fabricado pela empresa Allergan. Por se tratar de um produto biológico, possui características específicas, como dosagem, tempo de resposta terapêutica, duração de efeito e indicações aprovadas, devido ao processo de fabricação, tipo de cepa utilizada e envase.

:: Outras marcas de toxina botulínica presentes no mercado brasileiro possuem diferentes indicações, efeitos e dosagens aprovadas pela Anvisa, tanto no uso cosmético como terapêutico. Em função disso, cada toxina botulínica é considerada única. Por isso, Botox não deve ser utilizado como nome genérico desta classe de medicamento.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/08/congresso-de-neurologia-debate-uso-de-toxina-botulinica-no-tratamento-de-disturbios-do-movimento-3840671.html

Nenhum comentário: