CÉLULAS-TRONCO SÃO USADAS CONTRA RUGAS


Células-tronco são usadas contra as rugas.
A gordura e as células-tronco prometem rejuvenecer.
A procedimento tem baixo risco de rejeição, recuperação mais rápida, redução da dor e cicatrizes, um resultado mais natura.
 
Parecer mais jovem é um sonho de grande parte das mulheres e dos homens, principalmente aqueles que passaram dos 30 anos. Para isso, os adeptos aos procedimentos estéticos, dermatológicos e cirúrgicos estão sempre à procura de novidades no mercado. Uma delas é o preenchimento facial com gordura e células-tronco.

“A gordura atua como um preenchedor natural. As células-tronco melhoram a vascularização e a qualidade da derme, deixando-a mais brilhante, espessa e auxiliando na correção das cicatrizes, como as originadas pela acne, por exemplo. Além disso, estimulam a produção de colágeno, responsável pela firmeza”, explica o cirurgião plástico Romeu Fadul Jr.

O procedimento é simples e realizado em duas etapas. “Nós utilizamos apenas anestesia local para retirar uma pequena quantidade de gordura do corpo do paciente, que pode ser até mesmo aquela presente nos joelhos. Posteriormente, parte da gordura é enviada a um laboratório para separação das células-tronco. Numa segunda etapa, é realizado o enxerto de gordura e das células-tronco no rosto do paciente”, detalha Fadul.

Ainda de acordo com o especialista, novos estudos já indicam a quantidade média de gordura presente em cada região do rosto e o quanto se deve injetar, o que auxilia a diminuir os casos de deformidade facial por excesso de aplicação. “Hoje, o paciente quer realizar o rejuvenescimento do rosto com resultado natural. O desenvolvimento de estudos e tecnologias nos ajudam, cada vez mais, a conquistar a reposição de volume, redução de rugas e melhora no contorno facial”, ressalta.

Benefícios e desvantagens
Entre os benefícios do preenchimento facial com gordura e células-tronco estão: o baixo risco de rejeição, recuperação mais rápida, redução da dor e cicatrizes, um resultado mais natural e possibilidade de adiamento do lifting, técnica mais complexa para o rejuvenescimento facial. “Se o paciente realizar o preenchimento com idade entre 30 e 35 anos e o fizer a cada dois ou três anos, poderá ter um resultado melhor que o do lifting, sem que seja preciso se submeter a um tratamento muito invasivo. Cientes da importância dos benefícios, o número de adeptos cresceu 300% nos últimos seis anos, de acordo com pesquisas realizadas no Brasil e Estados Unidos, países que são referências em cirurgia plástica”, revela Fadul.

De acordo com o cirurgião plástico, as desvantagens desse procedimento são: a possibilidade de absorção parcial da gordura (de até 40% do volume injetado), deformidades por excesso de injeção de gordura, a possibilidade dos enxertos de gordura incharem se o paciente engordar e infecções. “Normalmente, as infecções são causadas por material inadequadamente esterilizado. “Para diminuir esse risco, hoje utilizamos apenas materiais descartáveis, incluindo as cânulas de lipoaspiração e injeção de gordura”.

Gordura x Ácido hialurônico
O especialista explica ainda que é possível substituir a gordura utilizada para o preenchimento facial pelo ácido hialurônico, mas ressalta que o resultado tem um prazo menor de duração. “O ácido hialurônico está presente no organismo e auxilia na hidratação e elasticidade da pele. Com a diminuição dele, ao longo dos anos, aparecem as rugas. A reposição pode ser feita por meio da aplicação da substância sintética, mas o corpo a absorve após cerca de seis e é preciso realizar a manutenção do procedimento. Já com a gordura, há apenas uma pequena reabsorção e a manutenção pode ser feita depois de dois ou três anos”, explica o cirurgião plástico.

Ainda de acordo com o médico, os benefícios da utilização das células-tronco nos enxertos de gordura ou ácido hialurônico são os mesmo. “Tanto no enxerto de gordura, quanto no de ácido hialurônico, verifica-se a melhora da pele após a utilização das células-tronco”, finaliza.

"Aplico botox desde os 25 anos"
A representante comercial Vilma dos Santos, 33, confessa que em busca sempre de melhorar a beleza, aos 25 anos fez preenchimento labial e botox na lateral dos olhos. "Não dói nada, faço uma vez a cada ano. Eu viciei no botox, pois rejuveneço após 10 dias do procedimento".

Questionada sobre a técnica com gordura e células-tronco, Vilma diz que não faria, pelo desconhecimento e por achar um pouco agressivo "mexer" com células.
 

Nenhum comentário: