USO FREQUENTE DE ANALGÉSICOS PODE AGRAVAR A DOR DE CABEÇA. MITO OU VERDADE?

24/07/2012


A intensidade da dor não diz nada sobre sua gravidade, já que uma crise de enxaqueca pode doer mais que um tumor cerebral.
Neurologista comenta crenças populares relacionados às causas, manifestações e tratamentos do problema.

É muito difícil conhecer alguém que não tenha experimentado crises de dor de cabeça durante a vida. Por ser um problema muito comum, existem diversos mitos e crenças populares relacionados às suas causas, manifestações e tratamentos.

— As pessoas relacionam a dor de cabeça com eventos que ocorrem simultaneamente por pura coincidência. Isso pode atrasar o diagnóstico e o tratamento da causa real da dor — afirma o neurologista Leandro Teles.


Para entender o que realmente tem de verdade em meio às crenças populares, o especialista analisa alguns comentários comuns sobre o tema. Mito ou verdade?


:: Uso frequente de analgésicos pode agravar o problema.

Verdade. Medicamentos analgésicos comuns são úteis para crises infrequentes ou devidas a uma causa aguda reversível. Pessoas com dores de cabeça crônicas com crises frequentes podem ter seu sintomas piorados com o uso abusivo dessas medicações. Com o tempo, a dor passa a responder cada vez menos e tende a retornar logo após o término do efeito do remédio. Considera-se exagerado o uso de analgésicos acima de duas vezes por semana.


:: Dores mais fortes são indícios de doença mais grave.


Mito. A intensidade da dor não diz nada sobre sua gravidade. A gravidade depende da causa. Uma crise de enxaqueca intensa pode doer mais que a dor relacionada a um tumor cerebral ou uma meningite. A diferença está nos sintomas associados, no contexto clínico e no exame físico. Por isso, é fundamental a avaliação de um médico mesmo para dores mais leves.


:: Quando a pressão arterial aumenta, a cabeça dói.


Mito. O aumento da pressão arterial é geralmente silencioso, não causa dor na cabeça. Já o contrário é bem mais provável, a dor de cabeça eleva a pressão arterial, principalmente em pessoas predispostas. É comum as pessoas medirem a pressão com dor de cabeça e ela estar elevada, aí nasce o mito e a confusão. A pressão alta é uma doença geralmente assintomática até que ocorram complicações, por isso é necessário vigilância e controle constante, mesmo sem dor.


:: Dor de cabeça pode ser sinal de fome.


Verdade. Para quem tem predisposição a enxaqueca e a dor de cabeça tensional, o jejum prolongado pode desencadear uma crise. A dica é não passar mais de seis horas, durante o dia, sem se alimentar.


:: Dor de cabeça pode ser sinal de miopia.


Mito. Muito comum as pessoas associarem dores crônicas de cabeça a problemas de visão. A miopia, de modo geral, não dá dor de cabeça, menos ainda dores intensas e frequentes. Como são doenças muito comuns, é comum a concomitância das duas, sem relação causal.


:: Rodelas de batata crua na testa melhoram a dor de cabeça.


Mito. Na verdade, o alívio surge da temperatura baixa da batata, e não da batata em si. O frio tem poder analgésico local e reduz o calibre dos vasos sanguíneos aliviando um pouco a dor.


:: Após a menopausa, a enxaqueca desaparece.


Mito. Na verdade o que ocorre é a melhora na frequência e intensidade das crises em algumas mulheres, não em todas. Aquelas que mais melhoram após a menopausa são as que têm dores relacionadas estritamente aos períodos perimenstruais.


:: Ficar com o cabelo preso muito tempo pode dar dor de cabeça.


Verdade. Mas isso depende do tipo de cabelo e do tipo de penteado. A tração intensa e contínua, principalmente em cabelos crespos, pode gerar uma dor de leve intensidade na região frontal e no topo da cabeça.


:: Sinusite crônica causa dor de cabeça.


Mito. Esse é o mito mais comum de todos. Na verdade, a sinusite aguda, aquela causada por infecção, pode trazer desconforto facial e eventualmente dor de cabeça, aliado a febre e secreção nasal espessa e amarelada. A rinite e sinusite crônica, de origem geralmente alérgica, não costumam cursar com dor na cabeça. Os sintomas da sinusite alérgica são: coceira no nariz, coriza, obstrução nasal e eventualmente espirros.


:: Alguns alimentos pioram a enxaqueca.


Verdade. Isso não ocorre com todos os pacientes, mas uma porcentagem importante refere piora das crises após ingesta de determinados alimentos. Entre os mais citados estão: chocolate ao leite, vinho tinto, queijos amarelos, condimentos e alimentos embutidos. No caso de associação convincente entre a ingestão e as crises de dor, o alimento deverá ser evitado.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/07/uso-frequente-de-analgesicos-pode-agravar-a-dor-de-cabeca-mito-ou-verdade-3830929.html

 

Nenhum comentário: