INTERAÇÕES PERIGOSAS ENTRE COLÍRIOS E OUTROS MEDICAMENTOS DOBRAM NO INVERNO

Combinações desastrosas  10/07/2012 


Os grupos de maior risco são os idosos e as mulheres.
Alterações cardíacas, aumento da pressão arterial e hemorragia são os principais riscos.


Com a chegada do frio, o uso indiscriminado de colírios em conjunto com outros medicamentos pode causar falta de ar, hemorragia ou hipertensão. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Penido Burnier e coordenada pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, a combinação chega a atingir 20% dos pacientes atendidos. 

De acordo com Queiroz Neto, essa é a média dos 12 mil atendimentos realizados nos últimos três meses. Comparado ao período de janeiro a março, o clima frio dobra o número de interações medicamentosas. Os grupos de maior risco são os idosos que fazem tratamentos para doenças crônicas e mulheres que tomam contraceptivos ou fazem terapia de reposição hormonal (TRH).

O especialista diz que a inocente mistura de aspirina com colírio para combater a irritação ocular, tão comum nesta época do ano, pode causar uma hemorragia. 

— Não é comum esse tipo de ocorrência, mas hipertensos, cardiopatas, asmáticos e até fumantes que têm as artérias obstruídas pelos componentes do cigarro devem manter atenção redobrada com essa interação medicamentosa — ressalta.

A recomendação do médico é usar lágrima artificial ou compressa de água fria para reduzir o desconforto ocular provocado pelo frio. Se o sintoma não desaparecer em dois dias é preciso consultar um oftalmologista. 

— Os efeitos dos medicamentos associados diferem de quando são tomados isoladamente. Por isso, quem vai ao médico deve informar todos os medicamentos que está usando para proteger a própria saúde — alerta. 


Combinações perigosas


:: Colírio Beta-bloqueador + broncoldilatador = falta de ar

:: Colírio antiglaucomatoso + corticóide = risco de progressão do glaucoma

:: Colírio antinflamatório + anticoagulante = hemorragia

:: Colírio vasoconstritor + anti-hipertensivo = hipertensão

:: Colírio Vasoconstritor + Amiodarona ou antiespasmódico = taquicardia

:: Colírio antibiótico + contraceptivo = corta o efeito da pílula

Nenhum comentário: