APRENDA A INDENTIFICAR OS SINAIS DE SUA PELE

Preste atenção  09/07/2012


Pele saudável é sinônimo de organismo saudável, já que o órgão é o termômetro de como anda nossa saúde.
Algumas alterações podem estar relacionados a problemas de saúde.

 
Cuidar da pele não é só uma questão de vaidade. De acordo com a dermatologista Pietra Martini, a pele é o maior termômetro de como anda nossa saúde. Por isso, algumas alterações precisam de tratamentos simultâneos para que ela volte a ter um aspecto saudável. 

A médica destaca que, em alguns casos, o problema de pele está associado à má alimentação. Isso é mais comum para quem faz dietas radicais sem acompanhamento médico ou já passou por cirurgia bariátrica. 

Já atendi pessoas que depois da cirurgia de redução do estômago chegaram ao consultório com falhas no cabelo — afirma Pietra. 

Segundo ela, a queda de cabelo está relacionada à má absorção da ferritina. Por isso, não adianta usar xampu antiqueda, o mais usual é a prescrição de suplementação alimentar. Mas a queda pode estar também associada à herança genética, estresse ou excesso de química ou ainda pode indicar alteração na tireoide. 

A única forma de chegar ao diagnóstico correto é através de consulta e exames médicos, até para o encaminhamento do tratamento adequado — ressalta a médica.

Abaixo, a especialista elenca alguns sinais na pele que podem estar relacionados a problemas de saúde. Pietra destaca que a dermatologia tem tratamentos coadjuvantes que melhoram a aparência da pele para todas as alterações, com exceção da pele amarelada e das manchas vermelhas causadas por queda de plaquetas no sangue. Independente do sinal, ela recomenda consultar um especialista para evitar o agravamento das doenças.

Confira a lista:


:: Pele ressecada — alterações na tireoide, diabetes

:: Pele oleosa com acne — alterações hormonais, ovário policístico

:: Queda de cabelo — alterações na tireoide

:: Manchas vermelhas na perna — queda de plaquetas no sangue

:: Manchas brancas — pitiríase vesicular

:: Olheiras permanentes — doença celíaca, no fígado ou diabetes

:: Pele amarelada — icterícia, hepatite, cálculo biliar

:: Pintas escuras com borda irregular — câncer de pele

Nenhum comentário: