ALTA PROCURA FORMA LISTA DE ESPERA

08 de julho de 2012  MEDO DA GRIPE
 
 
Na sexta-feira, a maior parte das clínicas que oferecem doses pagas estava sem estoques.
 
Secretaria Estadual da Saúde não está sozinha na busca por novas doses de vacina contra a gripe. As clínicas particulares também não conseguem garantir o estoque para atender a demanda, que cresceu significativamente ao longo desta semana, diante da confirmação de mais mortes por Gripe A até agora do que em todo o ano de 2010.

Na tarde de sexta-feira, Zero Hora entrou em contato com 10 clínicas particulares de Porto Alegre para verificar a disponibilidade da vacina. Somente uma ainda dispunha de doses. Ainda dispunha, pois diante das filas que se formavam em frente a uma delas, não era possível garantir que o estoque fosse durar até hoje. O Núcleo de Vacinas do Hospital Moinhos de Vento, no Shopping Iguatemi, esperava retomar a vacinação ainda no sábado, com a chegada de mais 400 doses.

O custo médio é de R$ 80, mas alguns convênios garantem desconto. Nos demais centros de vacinação consultados pela reportagem na sexta, a previsão é de que novos lotes cheguem na segunda quinzena de julho, devido à indisponibilidade dos laboratórios fornecedores. O Sanofi/Pasteur, principal distribuidor, reconhece que a vacina está em falta. Em nota, a empresa explica que “tem se empenhado para atender ao aumento significativo da procura pela vacina, aumentando em mais de 30% o volume de vacinas disponibilizado este ano” e anuncia a liberação de mais de cem mil doses para os centros privados de vacinação nos próximos dias.


Ministério da Saúde descarta epidemia


Porém, não é só tomar a dose e ficar imunizado automaticamente: a vacina leva cerca de 15 dias para fazer efeito, conforme explica o pneumologista César Espina. Mesmo assim, a atitude garante uma proteção importante nos meses de agosto e setembro, quando ainda faz frio no Sul. O médico reitera que não há motivo para pânico:

Embora tenham sido registrados mais casos de Gripe A do que no ano passado, não há risco de epidemia, como em 2009.

De acordo com Cláudio Maierovitch, diretor do departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, a situação está dentro da normalidade. No Rio Grande do Sul, 99 casos de gripe A – dos quais, 15 mortes – foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), conforme o último balanço oficial divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde.
 
 Serviço

ONDE SE VACINAR NA CAPITAL

Como os estoques estão se esgotando rapidamente, o indicado é ligar para confirmar se há a possibilidade de fazer a vacina.

- Imune Clínica de Vacinação – Shopping Iguatemi – Avenida João Wallig, 1.800, fone (51) 3328-5322

- Vacine Clínica de Vacinas – Rua José de Alencar, 237, fone (51) 3233-9090

- Clínica Multivacinas – Av. Assis Brasil, 3940, loja 3b, fone (51) 3028-2585

- Hospital Moinhos de Vento – Rua Ramiro Barcelos, 910, fone (51) 3311-7555

- Núcleo de Vacinas do Hospital Moinhos de Vento – Shopping Iguatemi, fone (51) 3327-7073
 
 

Nenhum comentário: