TOXOPLASMOSE É PREOCUPANTE DURANTE OS PRIMEIROS MESES DE GESTAÇÃO

Fácil contágio 19/06/2012


Grávida, cantora Shakira está com suspeita de toxoplasmose.
Maioria da população já foi contaminada, mas não desenvolveu a doença.


A toxoplasmose é uma doença, na maioria das vezes, silenciosa. Estima-se que, no Brasil, mais da metade da população já foi infectada pelo protozoário Toxoplasma Gondii, o agente contagiante, mas sem desenvolver a doença. Quando alcança quadros graves, a infecção pode acarretar complicações cardíacas, hepáticas ou pulmonares.

O chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Luciano Goldani, explica que é possível prever o número de pessoas que já foram contaminadas pelo desenvolvimento dos anticorpos.

Normalmente, o sistema imunológico dá conta do recado. Apenas 10% das pessoas contaminadas desenvolvem a toxoplasmose — comenta Goldani.

A contaminação é comum, pois felinos são os hospedeiros da doença que pode ser transmitida ao ser humano por meio das fezes do gato, por exemplo.

Muitas vezes, gatos e cachorros brincam juntos. É comum que as fezes fiquem nos pelos dos animais, por isso crianças são frequentemente atingidas. Elas passam a mão no bichinho de estimação e logo põe a mão na boca — explica o médico.

Outra forma de contágio é por meio de carnes mal cozidas ou cruas, principalmente de suíno ou cordeiro. No entanto, o médico alerta para o desenvolvimento da doença em idades pouco avançadas:

O melhor é desenvolver o anticorpo quando criança para não haver o risco de contrair a doença durante a gravidez. 

A toxoplasmose só é transmitida entre pessoas durante a gestação. Goldani explica que no primeiro trimestre da gravidez, a chance do feto ser infectado é de 10%, no entanto, quando isso acontece, as consequências são mais graves do que se isso acontecesse no final da gestação, quando a formação do bebê já está quase completa.

A toxoplasmose é mais grave para o feto do que para a mãe, pois pode causar problemas de visão ou demência no bebê e até o aborto. Porém há tratamentos específicos para tratar a infecção — alerta.
Os sintomas são muito específicos, como gânglios linfáticos inflamados e febre, o que pode gerar a confusão com outras doenças. Por isso, Goldani recomenda exames laboratoriais específicos, quando há a suspeita, e a prevenção, principalmente durante a gravidez. 


Principais cuidados para evitar a toxoplasmose


:: Evite carnes mal passadas ou cruas

:: Lave bem os vegetais em água corrente antes das refeições

:: Evite o contato com fezes de gato, principalmente durante a gestação 

:: Lave constantemente as mãos

Fonte: Sociedade Brasileira de Infectologia

Nenhum comentário: