SAIBA MAIS SOBRE CÁLCULO RENAL, PROBLEMA QUE ATINGE 10% DA POPULAÇÃO

Pedra nos rins 17/06/2012


As principais causas de cálculo renal são herança genética, processos infecciosos, má alimentação ou distúrbios hormonais.
Homens com idade entre 30 e 50 anos são os mais afetados.


Conhecido popularmente como pedra nos rins, o cálculo renal é um quadro agudo e abrupto que provoca dores muito fortes e pode aparecer em qualquer ponto das vias urinárias. De acordo com o urologista Camilo Loprete, do Hospital São Luiz, essa patologia atinge cerca de 10% da população, sendo mais frequente me homens com idade entre 30 e 50 anos. As principais causas de cálculo renal são herança genética, processos infecciosos, má alimentação ou distúrbios hormonais.

Quando a pedra se direciona à parte central, onde estão os tubos coletores, e para os ureteres pode causar cólicas fortíssimas, além de sintomas como vômitos, febre, dor ao urinar e sangue presente na urina. As cólicas renais são provenientes da obstrução do canal urinário e, além de representar uma das urgências urológicas mais frequentes, exigem atendimento médico imediato.

— O diagnóstico é feito por meio de exames como ultrassonografia ou tomografia dos rins, que possibilitam verificar quantidade e tamanho das pedras. Apenas depois desse procedimento é possível avaliar o tratamento mais indicado — explica o médico. 

Hoje, existem algumas técnicas pouco invasivas para o tratamento do cálculo renal, como a litrotripsia extracorpórea, cirurgia renal percutânea, e a ureteroscopia com uso do laser para a fragmentação dos cálculos. O ideal é que o cálculo saia naturalmente, porém, caso isso não seja possível, Loprete garante que o laser não traz danos a estruturas vizinhas ao cálculo. 

Ainda segundo o urologista, pessoas que já tiveram uma crise de cólica renal têm 50% mais de chance de ter outra, possivelmente em um curto espaço de tempo. Alguns fatores na dieta estão relacionados com a maior produção de cálculos renais. Por isso, recomenda-se cuidados simples que podem evitar ou adiar o desenvolvimento de novos cálculos, reduzir o consumo de sal e de proteínas, aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água, e evitar café e chocolate. 

Nenhum comentário: