FOME EXESSIVA À NOITE INDICA TRANSTORNO ALIMENTAR

Assalto à geladeira 02/06/2012


Atacar a geladeira fora de hora pode criar um descompasso no metabolismo.
Problema afeta 3 milhões de brasileiros e predispõe à obesidade.


Especialistas da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) alertam que episódios frequentes de excessiva fome noturna podem ser sintoma de um transtorno alimentar, a Síndrome Alimentar Noturna (SAN). Atualmente, a síndrome afeta cerca de 3 milhões de brasileiros e caracteriza-se por maior ingestão calórica no período noturno, sobretudo após as 19h, despertares durante a noite para comer e falta de apetite durante as manhãs. Além de afetar a qualidade do sono, a SAN é um fator de pré-disposição a diabetes e obesidade.

A alimentação predominantemente noturna cria um descompasso no metabolismo, tornando-o mais lento durante o dia e levando o organismo a estocar os nutrientes nos períodos de maior consumo e menor gasto energético, o período noturno. Cerca de 10% dos obesos e 27% dos obesos mórbidos possuem a síndrome, ou seja, ela é relacionada à predisposição à doença.

Apesar da SAN não possuir uma causa exata, o estresse, a insônia e a má distribuição do volume de alimentos e calorias ingeridos são dois fatores ligados ao seu surgimento. A endocrinologista Claudia Cozer alerta que a dieta deixa de ser normal quando 55% ou mais da ingestão calórica diária ocorre à noite. 

— O paciente precisa comer bastante para conseguir se sentir satisfeito e dormir. Durante o dia, ele nem se lembra de come — explica. 

Além disso, nota-se uma propensão por alimentos ricos em gordura e carboidratos finos, que estimulam a liberação de endorfinas, os neurotransmissores ligados à sensação de prazer e bem-estar.
Nesses casos, o paciente é tratado por meio da reeducação alimentar, terapia cognitiva comportamental e medicamentos anticompulsivos, em casos mais extremos.

Nenhum comentário: