ENTENDA O QUE ACONTECE NO SEU CORPO QUANDO VOCÊ PARA DE FUMAR

31/05/2012


Benefícios de largar o cigarro se manifestam pouco a pouco.

Veja quanto tempo seu organismo leva para se regenerar dos malefícios do cigarro.


As substâncias do cigarro, após serem inaladas, aumentam o número de radicais livres, o que é denominado de estresse oxidativo. Os radicais livres são moléculas reativas e instáveis que podem gerar danos celulares quando em maior número no organismo. O pulmão é o órgão mais afetado, mas não é o único.

— A maioria das pessoas lembra que o cigarro aumenta risco de câncer de pulmão, mas, na verdade, ele aumenta o risco de praticamente todos os tipos de câncer, como o colorretal, de rim, de bexiga e de colo uterino em mulheres, além de reduzir a chance de cura da doença quando em tratamento — explica o oncologista Stephen Stefani, do Instituto do Câncer Mãe de Deus.

A primeira via da fumaça do cigarro é pela boca. O cigarro pode predispor a periodontites (inflamação nos tecidos de suporte dentário), tanto que, em Porto Alegre, as ações pelo Dia Mundial sem Tabaco ocorrem em paralelo ao Dia Estadual contra o Câncer Bucal, nesta quinta-feira. Um dos próximos caminhos da fumaça do cigarro é o esôfago — o fumo pode elevar em 32% o risco de câncer nessa região em relação a não fumantes. O estômago também não escapa.

No pulmão, o cigarro ocasiona alterações das estruturas celulares, interferindo nos processos de multiplicação e morte dessas células, potencializando a inflamações e à carcinogênese. Ainda há de se comentar sobre o cérebro: o fumo, mesmo que passivo, pode aumentar o risco de demências. E também o coração: fumantes têm mais chances de morrer subitamente de doenças cardíacas e sofrer aneurisma da aorta, segundo o cardiologista Eduardo Saadi.

E no caminho inverso, o que acontece? Quando tempo o organismo leva para se regenerar dos malefícios do cigarro?

Confira no gráfico como seu corpo reage:


CLIQUE NO LINK PARA VER GRÁFICO EM MOVIMENTO:

Nenhum comentário: