CONHEÇA ALGUMAS TERAPIAS ALTERNATIVAS E SEUS BENEFICIOS PARA O CORPO

De corpo e alma 22/06/2012 


Ioga, meditação e tai chi chuan são algumas modalidades.
Exposição de saúde alternativa promove vivências em São Paulo.


Ioga, aromaterapia, reiki, meditação. O uso crescente das técnicas alternativas é o mote para a criação da 1ª Expo Saúde Alternativa, que reunirá mais de 80 terapias diferentes em um só lugar em São Paulo neste fim de semana. No Brasil, ainda não há estatísticas oficiais, mas nos Estados Unidos, aproximadamente, 40% da população faz uso da medicina alternativa como complemento à medicina tradicional. 

Como existem muitos tipos de terapia alternativa — produtos naturais (ervas, vitaminas, minerais), produtos de manipulação (homeopatia, aromaterapia) e práticas baseadas no corpo, mente ou espírito (meditação, massagem, reiki, acupuntura) —, a organização do evento reservou uma área destinada para a experimentação de algumas dessas práticas.


Conheça algumas delas e seus benefícios para o corpo:


:: Ioga


Antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5 mil anos, ainda hoje, em todo o mundo, figura como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, 'Yoga' significa união, pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. Por meio de suas várias técnicas, o ioga induz a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.


:: Meditação


Meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. O ser humano está sempre muito preocupado em conhecer tudo aquilo que o cerca, mas pouco empenhado em descobrir o que acontece dentro dele. A meditação é uma prática para o autoconhecimento. 


:: Tai Chi Chuan


Arte marcial chinesa de estilo suave, o tai chi chuan é mais conhecido pelas rotinas de movimentos lentos que grupos de pessoas praticam todas as manhãs em parques da China e por todo o mundo. Nas aulas de tai chi chuan, a pessoa é ensinada a ter consciência do seu próprio equilíbrio e do que o afeta e a apreciar os valores práticos da sua habilidade de moderar os extremos do comportamento em nível mental e físico. 


:: Aromaterapia


Consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. De determinadas plantas aromáticas é extraído o óleo essencial a ser aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo. A aromaterapia provoca efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, a pressão arterial, os estados de ânimo, a concentração etc.


:: Reiki


Palavra japonesa que significa "Energia Vital Universal", o reiki não é uma religião e nem uma crença. É um sistema natural de harmonização e reposição energética, realizado pela imposição das mãos em forma de uma concha. 

Nenhum comentário: