CONGRESSO APRESENTA DOIS TRATAMENTOS EXPERIMENTAIS CONTRA MELANOMAS AVANÇADOS

Câncer de pele 05/06/2012


Medicamento consegue neutralizar proteína que faz o tumor crescer.


Dois novos tratamentos experimentais contra o câncer de pele avançado produziram resultados promissores em comparação com a quimioterapia habitual, segundo dados apresentados em um congresso em Chicago, norte dos Estados Unidos, nessa segunda-feira.

Os novos tratamentos, que foram aplicados em melanomas em fase 3, são o dabrafenib e o trametinib desenvolvidos pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline, de acordo com os dados fornecidos no congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO).

Os experimentos demonstraram que o trametinib consegue neutralizar a proteína MEK, que faz o tumor crescer e que pertence ao mesmo mecanismo molecular que o gene mutante BRAF, presente na metade dos casos de câncer de pele.

Esta mutação genética produz outra proteína que também fomenta a progressão do melanoma.
— O trametinib é o primeiro tratamento de uma nova classe de medicamentos que pode beneficiar os pacientes que sofrem um melanoma com uma mutação do gene BRAF — explicou a médica Carolina Robert, que dirige o serviço de Dermatologia do Instituto Gustave Roussy de Paris, principal autora do estudo.

Os resultados, segundo a médica, demonstram que atacar a proteína MEK é uma estratégia viável para tratar muitas pessoas com melanomas. Até agora, o vemurafenib, que ataca o gene mutante BRAF e é comercializado pelo laboratório suíço Roche, é a única terapia específica permitida pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos e da Europa para tratar o melanoma avançado.

O estudo foi realizado com 322 pacientes, 214 dos quais tomaram o trametinib, enquanto os demais foram tratados com a quimioterapia habitual. Mais de 22% dos tratados com este novo agente responderam negativamente, contra os 8% que receberam quimioterapia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho uma caixa lacrada de zelboraf(vemurafenib) que sobrou do tratamento de minha esposa, se interessar a alguem... 11-999943241 Samuel