CAMPANHA NACIONAL CONTRA A PÓLIO PRETENDE VACINAR 13,5 MILHÕES DE CRIANÇAS

Imunização13/06/2012 


Todas as crianças menores de 4 anos devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenha sido vacinadas.

Em Porto Alegre, no sábado, as gotinhas estarão disponíveis em diversos pontos de grande circulação.


O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta quarta-feira a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. A campanha inicia neste sábado e se estende até o dia 6 de julho. A meta é imunizar, contra a paralisia infantil, 13,5 milhões de crianças menores de cinco anos, o que represente 95% do total de 14.1 milhões. 


Além de todos os impactos positivos e um grande poder de mobilização, a campanha da pólio contribui para a atualização do calendário de vacinação— assegurou o ministro Alexandre Padilha, destacando que os pais têm um papel decisivo neste processo. 

Serão distribuídas 23 milhões de doses da vacina oral. Todas as crianças menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenha sido vacinadas.


Em Porto Alegre


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado, das 8h às 18h, o Dia D de vacinação contra a pólio para crianças de até quatro anos e contra o sarampo para crianças entre um e sete anos. Além dos postos de saúde, estarão à disposição postos volantes (das 9h às 17h), instalados em locais de grande circulação, como o Mercado Público, Rodoviária, Camelódromo, Estádio do Grêmio, Shopping Praia de Belas, Iguatemi, Shopping Total e Lindóia Shopping. Confira a lista completa


Sobre a poliomelite


A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.

Não existe tratamento para a pólio e, somente a prevenção por meio da vacina, garante a imunidade à doença. O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba.

Nenhum comentário: